MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Projeto de proteção ao patrimônio natural beneficia oito estados


Programa incentiva as reservas particulares do patrimônio natural.
Foram beneficiados 34 projetos em oito estados brasileiros.

Do Globo Rural
O Programa de Incentivo às Reservas Particulares do Patrimônio Natural da Mata Atlântica (RPPNs) escolheu 34 propriedades de oito estados brasileiros. Essa é uma forma de ajudar na preservação do bioma.
O sítio Boa Vista, em Matias Barbosa, na Zona da Mata mineira, fica na beira da BR-040, que liga o Rio de Janeiro a Brasília. A impressão de quem entra na propriedade da aposentada Antje Frentzel é de estar no meio de uma mata fechada. A maioria dos 20 hectares do sítio é de Mata Atlântica, um dos últimos restos de vegetação na região.
A vegetação do lugar foi preservada pelos pais de Antje e ficou de herança. A propriedade da aposentada foi uma das selecionadas para o Programa de Incentivo à Criação e Gestão de Reservas Particulares do Patrimônio Natural da Mata Atlântica. O programa desenvolvido em parceria com a ONG Conservação Internacional e da Fundação SOS Mata Atlântica e aprovou 34 projetos em oito estados brasileiros.
Com a aprovação do projeto o sítio Boa Vista será reconhecido como Reserva Particular do Patrimônio Natural será feito um levantamento da flora e fauna da região para que a área de Mata Atlântica fique preservada agora e no futuro.
A aposentada receberá R$ 8 mil da organização não governamental. O dinheiro servirá para cumprir o processo de aprovação da RPPN. Essa iniciativa pode servir de exemplo para outras propriedades com reservas florestais no país. Além de preservar a mata, a iniciativa ajuda a reflorestar outra área de mata degradada no sítio. Nos 5 hectares desmatados, Antje já começa a plantar mudas de espécies nativas.
As áreas reconhecidas como RPPNs ganham isenção do Imposto Territorial Rural

Nenhum comentário:

Postar um comentário