MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Moradores encontram peixe raro na praia de São Tomé de Paripe, na BA


Peixes-lua apareceram na manhã desta quinta-feira (30) quando maré baixou.
Especialista explica que esse animais não são comuns em áreas costeiras.

Do G1 BA

peixe lua Bahia (Foto: Reprodução TV Bahia)Peixes foram localizados na manhã desta quinta-feira em São Tomé de Paripe. (Foto: Reprodução TV Bahia)
Moradores do bairro de São Tomé de Paripe, no subúrbio de Salvador, encontraram vários peixes-lua na areia da praia da localidade na manhã desta quinta-feira (30). Segundo pescadores da região, os animais estavam na água e, quando a maré secou, surgiram na areia e morreram. Alguns foram levados para casa pela população. Os animais têm cerca de 50 centímentros e, de acordo com especialistas, não são comuns em áreas costeiras.
O biólogo e professor da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), Paulo Roberto Lopes, o peixe-lua pode ser consumido normalmente. Ele afirma que existem três espécies da família peixe-lua no mundo. A mais comum no Brasil e na Bahia é a que atinge até 80 cm, mas existem registros de peixes-lua com até 3 metros. "É uma família cosmopolita, que vive em águas quentes tropicais e sub-tropicais. Há três espécies da mesma famíla, todas ocorrem no Brasil. Eles são peixes de alto mar, não de plataforma continental, baías ou praias, e também não são abundantes", disse Lopes.
Peixe lua Bahia (Foto: Reprodução TV Bahia)Alguns moradores levaram os peixes para casa.
(Foto: Reprodução TV Bahia)
Segundo o biólogo, ainda não há uma explicação para o aparecimento da grande quantidade desses peixes na praia de São Tomé de Paripe. "Em nível de Brasil, nunca teve ocorrência desse peixe em áreas costeiras em tamanha quantidade. Eles são mau nadadores, flutuam e se deixam levar pacificamente pelas correntes marítimas. Eles também não costumam formar cardumes", afirmou o professor da Uefs, que estuda animais marinhos.
O biólogo informou que em 2012 já houve outras ocorrências da espécie na Bahia. "No primeiro semestre, apareceram alguns na praia da Boa Viagem, em Salvador, na Baía de Todos os Santos, Aratuba, na Ilha de Itaparica e em Ilhéus, no sul do estado, onde foi localizado um peixe-lua de 1,85 cm, que foi levado para o laboratório de ictologia da Uefs. "Temos oito exemplares no laboratório da instituição, alguns foram comprados e outros doados", disse o especialista.

Um comentário: