MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 28 de agosto de 2012

Processo para tirar a CNH será virtual e ficará mais barato, diz Detran-GO


Autoescolas serão proibidas de cobrar taxas extras no valor do reteste.
Mudanças querem agilizar processo e entram em vigor em janeiro de 2013.

Do G1 GO, com informações da TV Anhanguera

O processo para tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) em Goiás passará por algumas mudanças a partir de janeiro de 2013, segundo informações do Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO). Entre as alterações, está a modificação na hora de abrir o processo, que agora será feito pela internet e a retirada de alguns serviços e taxas, o que deve tornar o procedimento mais barato.
O objetivo é agilizar e modernizar a estrutura, oferecer maior segurança, comodidade e economia aos candidatos a motorista e evitar fraudes, explica o diretor de Operações do Detran, Sebastião Vaz. “Neste mês de setembro nós já estamos iniciando o processo licitatório e já queremos começar com a captura, tanto da foto como da impressão digital nos Vapt-Vupts e, com isso, nós vamos combater as fraudes, que nós já verificamos em diversas etapas do processo e tornar o processo mais ágil para o candidato", esclarece. Ele pretende melhorar o índice de aprovação na prova prática, que hoje é de apenas 32%.
Hoje, o processo é feito pelos Centros de Formação de Condutores, que atuam como despachantes, e, a partir do ano que vem, ele passa obrigatoriamente a ser executado pelo próprio candidato através da internet.
Além disso, o Detran-GO vai adotar o sistema de identificação biométrica na realização das provas teóricas, que também serão eletrônicas, e práticas. Depois de pronta, a CNH vai ser entregue diretamente ao candidato.
Outra alteração bastante importante será a redução no valor do reteste. Segundo Sebastião Vaz, o candidato não irá mais precisar pagar taxas que não estão inseridas no Código Tributário. Atualmente, o candidato paga valores maiores dos que o permitido pelo código e não há uma tabela que determine esses valores cobrados.
“Como nós vamos acabar com o processo físico e torná-lo virtual, consequentemente, vamos acabar com os custos extras processuais. O Detran, por exemplo, cobra uma taxa de reteste de aproximadamente R$ 23 e no final, quando chega nas autoescolas, ela acaba se tornando cerca de R$ 200”, diz Sebastião.

Nenhum comentário:

Postar um comentário