MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 28 de agosto de 2012

Com IPI reduzido, espera no ES por compra de carro chega a 3 meses


As vendas de carros cresceram 6,76% no primeiro semestre de 2012.
De janeiro a julho, foram comercializados 41.467 automóveis.

Juirana Nobres Do G1 ES

As vendas de carros cresceram 6,76% no primeiro semestre de 2012, em relação ao mesmo período, no ano passado. De acordo com a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores do Espírito Santo (Fenabrave), de janeiro a julho, foram comercializados 41.467 automóveis, contra 38.840 em 2011, no Espírito Santo. A redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para veículos, anunciada pelo governo no dia 21 de maio, com previsão de término para o próximo dia 31 de agosto, motivou o crescimento, dizem especilistas.
Devido a grande procura, alguns modelos estão faltando nas concessionárias do Espírito Santo. O Grand Siena pode demorar até três meses para chegar nas mãos do cliente. Com base nos dados da Fenabrave-ES, os meses de junho e julho renderam ao Espírito Santo um aumento de 28,96% nas vendas, com a comercialização de 14.483 automóveis. Em junho e julho do ano passado, esse número foi de 11.231.
Concessionárias do ES estão movimentas após redução de IPI para carros (Foto: Genivaldo Corteletti/ Arquivo Pessoa)Concessionárias do ES estão movimentas após redução de IPI para carros (Foto: Genivaldo Corteletti/ Arquivo Pessoa)
Para carros de até 1.000 cilindradas, a alíquota caiu de 7% para zero, e para automóveis com motorização entre 1.000 e 2.000 cilindradas, o imposto caiu de 11% para 6,5%. De acordo com a Fenabrave-ES, dez veículos foram os mais procurados no mês de julho, após a redução do IPI, são eles: Gol, Uno, Fox, Pálio, Celta, Fiesta, Siena, Strada, Sandero e Voyage.
Já faltam carros
Devido a grande procura, alguns carros estão em falta em vários estados. No Espírito Santo o Grand Siena pode demorar até 90 dias para chegar ao comprador.
“Só na nossa loja de Vitória, são 80 clientes esperando veículos, entre eles o mais esperado: o Grand Siena. Essa espera toda se deve ao lançamento, a fila de produção, que ainda é pequena, e é claro ao imposto reduzido. Temos colegas de outras estados que ligam perguntando se temos o veículo disponível para repassar. Acreditamos que essa também é a realidade dos outros estados”, explicou o gerente de vendas Genivaldo Corteletti.
De acordo com a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Espírito Santo (Fecomércio/ES), os carros com os maiores descontos são os populares e são justamente os que têm maior procura, por isso estão em falta. “Não há uma falta generalizada, mas em alguns casos não vai dar tempo de comprar com o desconto do IPI. Esperamos uma prorrogação de mais 60 dias. Essa redução para o nosso setor foi excelente', disse o presidente José Lino Sepulcri.

Nenhum comentário:

Postar um comentário