MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Várzea Alegre, no Ceará, é terra de 'Raimundos e Raimundas'


Várzea Alegre tem Raimundos e Raimundas espalhados por todo lugar.
Padroeiro e fundador do município são Raimundos.

Do G1 CE

Em Várzea Alegre, município da região do Cariri, boa parte dos habitantes foi batizada com o nome de Raimundo ou Raimunda. É só andar um pouco pela cidade para perceber a preferência pela alcunha. A farmácia, o hospital, o hotel e o supermercado levam o nome de Raimundo.
Em uma loja de discos, o dono e o atendente são chamados pelo mesmo nome: Raimundo. Encontrar um casal de Raimundo e Raimunda também não é uma tarefa difícil na cidade. “Tem uns que chamam 'Mundim' para não chamar Raimundo”, diz um dos Raimundos de Várzea Alegre.
O cartório da cidade comprova a maioria de registros com esse nome. No livro mais antigo de registro da cidade, em 1889, o primeiro nome é “Raimunda Maria da Conceição”. A escrivã Antônia Risomar conta que, na família com 50 pessoas, tem, pelo menos, 10 Raimundos.
A frequência do nome pode ser justificada na religião. São Raimundo Nonato é o padroeiro de Várzea Alegre. Padre Matos administra a paróquia há 40 anos e, elegantemente, assume a culpa. “Já nasceu a Várzea Alegre sob as bençãos de São Raimundo. A veneração veio com os primeiros moradores”, conta. Outra justificativa pode ser por causa do fundador que também se chamava Raimundo e é querido pelos varzealegrenses.
Mas em Várzea Alegre nem todo mundo tem esse nome. O ex-tabelião João Francisco é diferente, mas se sente mal por isso. “Não me sinto porque a culpa é do meu pai”, brinca. Para se destacar na multidão de Várzea Alegre, não precisa pintar os cabelos de uma cor diferente, muito menos tatuagem. Basta ter um nome diferente de Raimundo e Raimunda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário