MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 30 de agosto de 2012

RN conta apenas com sete unidades públicas para combater o tabagismo


Clínicas em Natal, Parnamirim, Mossoró e Pau dos Ferros tratam o vício.
Ministério da Saúde diz que o cigarro mata 23 pessoas por hora no Brasil.

Do G1 RN

Nesta quarta-feira (29), Dia Nacional de Combate ao Fumo, o Ministério da Saúde faz um alerta: o cigarro mata 23 pessoas a cada hora no Brasil. No Rio Grande do Norte, segundo a Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap), apenas sete unidades ajudam as pessoas a combater o tabagismo.
A boa notícia é que o número de fumantes continua diminuindo. Mesmo existindo mais ex-fumantes do que fumantes, a batalha contra o vício do tabagismo ainda é muito grande. Muita gente ainda cai na armadilha dos efeitos tranquilizantes do cigarro, é o que mostra a reportagem de hoje no RN TV 1ª Edição, da Inter TV Cabugi.
Para boa parte dos fumantes, o cigarro é o parceiro ideal para todas as horas. Foi assim durante 15 anos para o autônomo Gustavo Ribeiro. Ele começou a fumar aos dezessete anos e o vício só aumentou com o passar do tempo. Gustavo lembra que fumava quase duas carteiras ou mais por dia.
O vício que o acompanhou durante anos agora é apenas uma lembrança. Gustavo parou de fumar há dois anos sem a ajuda de ninguém. Só depois de largar o cigarro é que percebeu como vive melhor.
Mas, nem todos os fumantes conseguem largar o vício sozinhos. Muitos precisam da ajuda de profissionais para aprender a viver longe do cigarro.
O Centro Clínico de Parnamirim é uma das cinco unidades na Grande Natal que oferece acompanhamento profissional através do Programa de Controle do Tabagismo. Hoje, 93 pacientes estão inscritos para fazer o tratamento que dura, em média, um ano.
Durante o tratamento, o paciente também é acompanhado por uma equipe multidisciplinar e ainda participa de terapias em grupo. Dalvanir participa do programa há seis meses na tentativa de se livrar do vício de 34 anos. “Ainda não conseguiu, mas houve avanços”, disse ela.
Ana Maria também procurou o programa com o mesmo objetivo. Ainda em tratamento, ela conta que recentemente sofreu um problema de saúde que, segundo ela, foi causado pelo cigarro.
Unidades de Saúde no RN onde é possível encontrar tratamento:
Programa Estadual de Controle do Tabagismo
Secretaria de Saúde (Sesap): (84) 3232-2581
Em Natal
Unidade de Saúde da Família – Conjunto Soledade I
Rua Santanópolis, 2352 / (84) 3232-9235
Unidade de Saúde do Conjunto Pirangi
Avenida São Miguel dos Caribes, 4650 / (84) 3232-8379
Hospital Universitário Onofre Lopes (Huol)
Avenida Nilo Peçanha, 620, Petrópolis / (84) 3342-5037
Hospital Dr. João Machado
Avenida Alexandrino de Alencar, S/N, Tirol / (84) 3232-7360
Em Parnamirim
Centro Clínico de Parnamirim
Rua Comandante Petit, S/N, Centro / (84) 3644-8224
Em Mossoró
Rua Antônio Vieira de Sá, 500, Nova Betânia / (84) 3315-4916
Pau dos Ferros
Rua Gaudêncio Torquato, S/N, (84) 3351-2221

Nenhum comentário:

Postar um comentário