MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 26 de agosto de 2012

Chef André Saburó mostra em Tiradentes talento que vem da infância


André Saburó era levado pelo pai para comprar peixes e frutos do mar.
Antes de administrar o restaurante, ele passou por várias funções.

Alex Araújo Do G1 MG, em Tiradentes
André Saburó (Foto: Alex Araújo/G1)André Saburó (Foto: Alex Araújo/G1)
O chef pernambucano André Saburó, de 35 anos, viajou mais de 2 mil quilômetros para participar do 15º Festival Cultura e Gastronomia Tiradentes, na Região Central de Minas Gerais. Ele considera o evento um dos melhores do Brasil e do mundo porque há uma troca de experiência constante. “A gente leva um pouco de cultura de uma cozinha para outra e vai agregando para a cultura gastronômica”, definiu.
Saburó está à frente do "Quina do Futuro",. uma das tabernas japonesas mais tradicionais de Recife, que funciona em um sobrado na Região Norte da capital pernambucana. O chef comandou um festim junto com chef amazonense Felipe Schaedler na noite de sexta-feira (24), e na tarde de sábado (25), falou na Escola Senac sobre "Culinária Japonesa em Pernambuco". O G1 MG conversou com André Saburó pouco antes do curso sobre sua carreira.
Saburó contou que praticamente nasceu dentro da cozinha e que vive no ambiente da gastronomia desde que era criança.“Quando eu tinha uns 5 ou 6 anos, o meu pai me acordava para eu ir ao mercado. Era uma grande diversão. Ele me ensinava a escolher os peixes e os frutos do mar”, relembrou. Esta rotina durou até o menino virar adolescente.
Dois anos mais tarde, aos 16 anos, ele foi para os Estados Unidos fazer intercâmbio e lá cursou a disciplina culinária doméstica. Foi a partir deste momento que despertava no jovem a vontade de virar chef de cozinha. “Vi aí que era disso que eu gostava”.
Ele retornou ao Brasil e disse que não voltaria à América do Norte, mais especificamente para estudar administração internacional na Universidade de Dallas. Apesar de ser dono de restaurante, ao falar com o pai sobre o novo anseio, o patriarca não gostou e reprovou a ideia do filho. “Pedi a ele para entrar no restaurante e ele disse que não tinha vaga, mas depois me deu a função de lavar pratos”. Esta atividade Saburó desempenhou durante três meses. Depois o pai explicou: “Para ser um bom cozinheiro é preciso ser rápido, higiênico e organizado. A pia dá essa experiência”, referiu o homem à lavação das louças.
André Saburó (Foto: Alex Araújo/G1)André Saburó (Foto: Alex Araújo/G1)
Depois, o jovem aprendiz foi promovido para cortar os legumes e o frango. Neste trabalho, ele ficou por seis meses. Garçom por um ano, Saburó conta que foi no salão onde mais aprendeu, por causa das reclamações dos clientes. Na sequência foi para o caixa e, neste período, teve a ideia de inaugurar uma entrega em domicílio. “Falei com o meu pai para contratarmos um motoqueiro para que ele fizesse as entregas, mas ele disse que quem levaria os pedidos seria eu. Eu ia a caráter, com quimono e faixa branca com a bola vermelha da bandeira japonesa amarrada na minha testa”, contou. Como entregador, Saburó trabalhou mais um ano, e em funções administrativas, na sequência.
Após todas estas experiências, o experiente comerciante mandou que o filho trabalhasse com o irmão. “O meu tio me ensinou a amolar a faca, a abrir o peixe, me ensinou onde ficava a espinha”. Cinco meses se passaram e ele conseguiu fazer o primeiro sushi. De volta ao restaurante do pai, aprendeu os mais variados pratos e a trabalhar com o visual deles. “Primeiro, o cliente come com os olhos”, ressaltou Saburó referindo à importância da apresentação da comida junto ao cliente. Com todo aprendizado, ele conseguiu virar o sushiman-chefe do restaurante do pai e, um pouco mais tarde, assumiu de vez toda a cozinha e a parte administrativa. Três meses depois, o patriarca morreu.
Saburó relembrou também que o pai, no início da carreira como comerciante, vendia pastéis japoneses em uma feira e, aos poucos, foi crescendo. Abriu um box, foi ampliando, apostou na comida japonesa e abriu o primeiro restaurante em um local que ficava embaixo da casa onde a família morava. Com 25 anos de trabalho e dedicação, os negócios se expandiram e Saburó administra um dos maiores restaurantes de comida japonesa em Recife.

Nenhum comentário:

Postar um comentário