MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 2 de maio de 2012

Vacinação contra febre aftosa tem início na Paraíba, diz governo


A previsão do governo é vacinar 1,4 milhão de animais em todo estado.
Imunização dos animais começou na tarde desta quarta (2) em Alagoinha.

Do G1 PB
A primeira etapa da campanha nacional de vacinação contra a febre aftosa foi iniciada nesta quarta-feira (2) na Paraíba e se estenderá por todo mês de maio, de acordo com a Secretaria do Desenvolvimento da Agropecuária e Pesca (Seap) da Paraíba. A previsão do governo da Paraíba, é vacinar cerca de 1,4 milhão de animais, sendo 1,2 milhão de bovinos e o restante de bubalinos. A segunda etapa da campanha está agendada para o próximo mês de novembro, segundo a Seap. A abertura da campanha no estado começou pelo município de Alagoinha, no Agreste paraibano.
O objetivo da campanha é imunizar pelo menos 90% do rebanho paraibano, para que o estado receba o status de zona livre da doença, emitido pelo Ministério da Agricultura. O secretário de Estado do Desenvolvimento da Agropecuária e Pesca, Marenilson Batista, ressaltou a importância da adesão por parte dos criadores para a agropecuária do estado. "Tenho certeza que, ao chegar ao final do ano, vamos dizer que conseguimos alcançar nosso objetivo, pois temos fortalecido apoios e buscado os criadores para orientá-los e conscientizá-los”, completou.
Conforme a Seap, cerca de 100 profissionais estão envolvidos na campanha de imunização contra a febre aftosa. Cerca de 80 municípios paraibanos estão sendo tratados como prioridade por terem registrado baixo número de vacinas na última ação, em novembro passado, segundo a coordenação da campanha. A febre aftosa é uma doença grave que ataca bovinos, caprinos, ovinos, suínos e bubalinos. Sua transmissão acontece através do contato com animal doente, através do ar, das fezes, da saliva e do leite. Pessoas que lidam com animais podem transmitir a doença.

Nenhum comentário:

Postar um comentário