MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 2 de maio de 2012

É RASTREAR E METER O MELIANTE NA CADEIA

Samu recebe 144 trotes do mesmo celular em um só dia em Sousa, PB

Em média, 60% das ligações recebidas por dia são trotes, diz supervisor.
Polícia Civil tenta identificar autores de chamadas para aplicar multa.

Karoline Zilah Do G1 PB

Samu de João Pessoa tem média de 13% de trotes por dia (Foto: Reprodução/TV Cabo Branco)Samu da capital tem média de 13% de trotes por dia;
em Sousa a situação é pior
(Foto: Reprodução/TV Cabo Branco)
Com uma média de 60% de trotes entre as ligações recebidas diariamente, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Sousa, município do Sertão paraibano, soliticou ajuda das Polícias Civil e Rodoviária Federal para combater as chamadas indesejadas.

Segundo Suélio Alves, supervisor administrativo da unidade regional, no dia 5 de janeiro deste ano, um mesmo número de celular ligou 144 vezes. Já no dia 14 de abril, uma linha diferente repetiu os telefonemas enganosos 94 vezes. "Desde janeiro, a média é de 40 trotes por dia", informou. Na capital paraibana, por exemplo, em janeiro a média de trotes era de 13% por dia.
Apesar de fazer apelos nas rádios da cidade desde o começo do ano, inclusive divulgando os números dos celulares de onde as chamadas são originadas, o supervisor resolveu tomar uma providência na semana passada. Ele encaminhou às autoridades um relatório dos trotes recebidos contendo número do telefone, dia e horário da chamada.
"São cinco linhas, dois atendentes e 20 ambulâncias que abragem 26 municípios do Sertão. Nós temos um sistema que nos permite receber cinco chamadas ao mesmo tempo, sem que o telefone dê ocupado. Mas se houver uma grande urgência e todas as linhas já estiverem ocupadas com trotes, acaba prejudicando a população que realmente precisa de socorro", explicou Suélio.
Segundo ele, o relatório foi entregue também ao Ministério Público Estadual, que chegou a pedir na Justiça o bloqueio das duas linhas em questão, porém ainda sem resposta. Um inquérito foi aberto pela delegada Patrícia Forny, da Polícia Civil. O objetivo é identificar os responsáveis pelos trotes para aplicar multa, conforme previsto em lei. "Eu até liguei do meu celular pessoal, mas a pessoa que atendeu não falou nada. Ao fundo, eu escutei o barulho de um programa de rádio e liguei para a mesma emissora pedindo para divulgar uma nota à população", disse o supervisor.
Em dezembro do ano passado o governador Ricardo Coutinho (PSB) sancionou uma lei estadual que pune com multa de R$ 100 quem fizer ligações enganosas para telefones de emergência, como os do Samu, Corpo de Bombeiros, Centro Integrado de Operações Policiais (Ciop de João Pessoa), Central de Operações da Polícia Militar (Copom) e Defesa Civil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário