Vagas são limitadas em escola do Bairro Antônio Bezerra, em Fortaleza.
Secretaria garante vagas diz que não há necessidade de formar fila.
“Trouxemos salgados, pão, lençol, cobertor e toalha”, afirma Maria Lucia Vasconcelos, que passa a noite acordada em frente à escola. O garoto de 11 anos Francisco Kaian pretende conseguir uma vaga no 8º ano e reserva com o pai e a tia o lugar na fila. “Estudava em escola particular e agora vim para a pública porque meu pai precisava de dinheiro para reformar o salão em que trabalha. Tenho certeza que vou conseguir a vaga porque sou o número sete da fila”, afirma o garoto.
Alguns alunos permanecem na fila mesmo sem saber se vão conseguir vagas. “Estou arriscando porque nessa escola só tem nove vagas. Meu pai vem mais tarde ficar no meu lugar”, diz o estudante Danrlei Mota. Mães sugerem alternativas para evitar o transtorno. “Se entregassem uma senha, todo mundo esperava em casa e só vinha no dia do matrícula”, sugere a mãe Vitória Régia.
Mesmo com limitação em escola, secretaria garante
vagas para todos os alunos na rede estadual
(Foto: TV Verdes Mares/ Reprodução)
Secretaria garante vagasvagas para todos os alunos na rede estadual
(Foto: TV Verdes Mares/ Reprodução)
Na manhã desta terça-feira (28), os pais permaneceram em frente à escola mesmo com chuva. Segundo a superintendente da escolas estaduais de Fortaleza, Geovana França, há vagas para todos os alunos na rede estadual de ensino. “O que ocorre é uma preferência dos pais em matricular os filhos nesta escola. Quero ressaltar que, além dela, temos outras duas instituições da rede estadual no mesmo bairro”, afirma.
Segundo a secretaria de educação do Estado (Seduc), o início das matrículas foi adiado para esta quarta-feira (29), mas algumas escolas como a Patronato Sagrada Família mantiveram a data prevista inicialmente, no dia 27 de fevereiro. Ainda de acordo com a Seduc, os pais foram orientados que não há necessidade de fazer filas e que as vagas são disponibilizadas para atender a todos os alunos.
Mais de 500.000 vagas
O início do ano letivo de 2012 ocorrerá em três tempos, nos meses de março, abril e maio. São aproximadamente 511.000 vagas em todo o estado, com 152.959 vagas oferecidas em Fortaleza. Os documentos necessários para efetivar a matrícula são a cópia da certidão de nascimento e a transferência ou declaração de escolaridade, além de uma pasta escolar e duas fotos 3x4. Em todo o Ceará, são 672 escolas estaduais, 187 delas em Fortaleza. Na capital, apenas os colégios Justiniano de Serpa, da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros não estão com matriculas para novatos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário