MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 1 de janeiro de 2012

Réveillon em Copacabana tem música, queima de fogos e chuva

 

Festa reuniu cerca de 2 milhões de pessoas em Copacabana, diz Riotur.
Os 16 minutos de estouro de fogos emocionaram a multidão.

Alba Valéria Mendonça e Lilian Quaino Do G1 RJ
Nem a chuva que caiu durante toda a noite do dia 31 de dezembro de 2011 e entrou pela madrugada do dia 1º de janeiro de 2012 tirou o brilho da festa de réveillon nas areias de Copacabana, na Zona Sul do Rio. Cerca de dois milhões de pessoas curtiram os shows e a queima de fogos, segundo a Riotur (Empresa de Turismo do Município do Rio de Janeiro).
No ano em que a festa celebrou a sustentabilidade, mensagens de paz e de conscientização eram anunciadas durante a queima de fogos, que durante 16 minutos encantou a multidão. Com música de fundo que ia de Beatles a Lamartine Babo, o céu foi colorido e virou uma grande tela para desenhos de corações, espirais e chuva prateada.
No Palco Sol, em frente ao Copacabana Palace, o secretário de Turismo, Antônio Pedro Figueira de Mello recebeu o prêmio internacional World Travel Guide, que considerou a festa do Rio como a maior do mundo.
No réveillon da sustentabilidade e da paz, poucas foram as confusões na areia. Até as 22h30 a Secretaria de Saúde e a Defesa Civil tinham registrado 237 atendimentos nos postos de saúde montados ao longo da orla. A grande maioria por excesso de bebida alcoólica e cortes no pé.
Beth Carvalho agita a multidão com sambas antigos e novas composições no Palco Sol (Foto: Alba Valéria Mendonça/ G1)Beth Carvalho agita a multidão com sambas antigos
e novas composições no Palco Sol (Foto: Alba
Valéria Mendonça/ G1)
Palco Sol
A chuva começou a cair logo no início da noite, por volta das 19h, pouco antes da sambista Beth Carvalho subir ao Palco Sol. A chuva que foi aumentando gradativamente, não afugentou fãs, como Antônia Gonçalves, que com as netas e amigos, chegou cedo a Copacabana para ficar bem na frente do palco.
“Viemos de Pedra de Guaratiba. Chegamos por volta das 18h, mas um amigo das minhas netas chegou aqui às 5h”, contou Antônia que cantou e se emocionou com todas as músicas entoadas por Beth Carvalho.
Logo depois, O Rappa subiu ao palco para delírio dos jovens, que mesmo debaixo de chuva não desanimaram e dançaram a valer com as canções do grupo.
Falcão, de O Rappa, conquista os jovens da multidão com suas músicas, no Palco Sol (Foto: Alba Valéria Mendonça/ G1)Falcão, de O Rappa, conquista os jovens da
multidão com suas músicas, no Palco Sol
(Foto: Alba Valéria Mendonça/ G1)
Em seguida veio a contagem regressiva e a queima de fogos.
“Já vimos o réveillon em Nova York, em São Paulo, mas o do Rio é imbatível. A beleza natural da cidade deixa todas as outras festas para trás”, disse a designer Marcella Andrade,que fez questão de registrar tudo com seu celular.
Depois da virada, a chuva diminuiu e deixou o cantor Latino fazer a festa no Palco Sol para um público que parecia que não ia mais sair da praia.
Palco Água
Por volta das 19h, o público no Palco Água, montado em frente à Rua Santa Clara, em Copacabana, ainda era tímido para o show do cantor Baia, que faz um som que remete aos ritmos nordestinos.
Bloco de carnaval Sargento Pimenta, que apenas toca músicas dos Beatles, faz show na praia de Copacabana (Foto: Lilian Quaino/G1)Bloco de carnaval Sargento Pimenta, que apenas
toca músicas dos Beatles, faz show na praia de
Copacabana (Foto: Lilian Quaino/G1)
Mas quando a próxima atração - o bloco Sargento Pimenta - subiu ao palco, às 20h30, já tinha muita gente se aglomerando para assistir à apresentação da turma que junta Beatles com pandeiro e tamborim.

Eles fizeram o público cantar e dançar com os maiores sucessos do quarteto de Liverpool, mas foi com "Twist and Shout" que a plateia vibrou mesmo.
A chuva que começou fina e persistente, teve momentos de quase temporal, quando, por exemplo, Moraes Moreira estava começando seu show no Palco Água, com "Preta Pretinha". Mas durante o show, a chuva forte foi dando uma trégua até que quando cantou "Festa do Interior", já era possível deixar o guarda-chuva de lado e muita gente dançou frevo e quadrilha.
O público do Palco Água vibra com os fogos (Foto: Lilian Quaino/G1)O público do Palco Água vibra com os fogos (Foto: Lilian Quaino/G1)
O cantor fez uma rápido discurso exaltando o tema da festa organizada pela prefeitura: sustentabilidade. "O pulmão do mundo é aqui e temos que cuidar de nosso país", disse ele, iniciando na guitarra "Aquarela do Brasil", que todo mundo cantou.
Moares Moreira esquentou o público para os fogos da virada. Ainda chovia muito mas casais se beijaram sob o guarda-chuva, amigos vestindo capas de chuva se abraçaram e pais levantaram nos ombros seus filhos para que vissem o belo espetáculo dfe luzes de cores.
Rosana (Foto: Lilian Quaino/G1)Rosana, de blusa lilás, (Foto: Lilian Quaino/G1)
Quando durante os fogos ouviu-se a música "All you need is love", dos Beatles, todos levantaram os braços como num gesto de concordância.
Turistas
Rosana e Lidiberg Amaral vieram de João Pessoa, na Paraíba, para assistir ao show de fogos no Rio pela segunda vez. E trouxeram os amigos Rejane Belo, Jandeylton Angelo e Clayton Farias.
Eles passaram uma noite superanimada, segundo contaram, dizendo que o espetáculo deste ano foi ainda mais belo que o do ano passado, apesar da chuva. "A chuva não importa, o importante é se divertir em paz e ter um ano novo cheio de saúde e alegria", disse Rosana.
Cintia e Joel, impressionados com a festa (Foto: Lilian Quaino/G1)Cintia e Joel, impressionados com a festa
(Foto: Lilian Quaino/G1)
Cintia Nishimura e Joel Takei vieram de Maringá, no Paraná, para assistir aos fogos de Copacabana pela primeira vez.
"Estou aproveitando muito. Estou vendo ao vivo o que sempre vi pela televisão. Que espetáculo maravilhoso", disse ela.
Já Joel ficou animado com a programação musical. "Ótimos shows, não dá para dizer qual o melhor".
Os dois festejaram muito sob a chuva a chegada de 2012 desejando paz e saúde a todos e prometendo voltar ao Rio no próximo ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário