MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 1 de janeiro de 2012

Investimento em produtividade garante lucro a produtores de leite

 

Seca em algumas regiões impediu o crescimento da produção no país.
Preço do litro recebido pelo produtor em 2011 ficou 15% acima de 2010.

Do Globo Rural
O produtor de leite teve que lidar com o aumento do custo de produção e com as importações em 2011. Na ordenha, a produção ficou estável. Mas só conseguiu lucro o produtor que conseguiu investir em produtividade.
De uma forma geral, a seca em algumas regiões impediu o crescimento da produção de leite em todo o país. A oferta ficou apertada e o consumo seguiu aumentando. Por isso, o preço do litro recebido pelo produtor em 2011 ficou 15% acima de 2010. Mas como houve alta dos custos foi preciso mais atenção às contas da propriedade.
O produtor Vicente Nogueira, que é coordenador da Comissão de Leite da Organização das Cooperativas Brasileiras, diz que as exportações foram o grande problema da pecuária em 2011. O Brasil gastou US$ 600 milhões com a compra de leite em pó da Argentina e Uruguai, quantidade que praticamente dobrou em relação a 2010.
“Há uma expectativa de insumos mais baratos e a produção deve crescer mais de 4% em 2012. Com o crescimento da produção, se as importações foram altas, seguramente o produtor terá um ano ruim. Então, é preciso reunir forças entre os produtores, as indústrias e o governo para que essa questão das importações seja resolvida, equalizada definitivamente”, alerta Nogueira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário