MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 28 de janeiro de 2012

Impacto do filme ‘O Mineiro e o Queijo’ surpreende diretor

Longa de Helvécio Ratton integra 15ª Mostra de Cinema de Tiradentes.
Documentário mostra relação e problemas dos produtores de queijo artesanal.

Pedro Triginelli Do G1 MG, em Tiradentes

Helvécio Ratton se surprendeu com o impacto de "O Mineiro e o Queijo". (Foto: Pedro Triginelli/G1)Helvécio Ratton se surprendeu com o impacto de "O Mineiro e o Queijo". (Foto: Pedro Triginelli/G1)
Era para ser um filme que mostraria a forte ligação que o mineiro tem com o queijo. Mas o diretor Helvécio Ratton acabou descobrindo muito mais do que isso. Durante a filmagem de “O Mineiro e o Queijo”, ele viu que este patrimônio está ameaçado por leis e pelo lobby de grandes laticínios. “Eu fiquei impressionado com o impacto do filme. Eu senti que a gente mostrou os mineiros do jeito que somos. A forma que os mineiros estão à vontade”, explicou o diretor.
Com o depoimento de produtores do queijo artesanal, o diretor mostra que existem leis que proíbem a comercialização do produto fora de Minas Gerais. A história foi filmada nas regiões do Serro, Canastra e Alto Paranaíba.
A psicóloga Márcia Foncesa acredita que o documentário resgata a cultura mineira. (Foto: Pedro Triginelli/G1) Márcia Foncesa acredita que o documentário
resgata a cultura mineira. (Foto: Pedro Triginelli/G1)
A psicóloga Márcia Fonseca, de 50 anos, disse que, por ser mineira, está à espera do longa na Mostra de Tiradentes. “É ótimo um filme para resgatar a cultura e valorizar o regionalismo mineiro. O mineiro da capital é diferente do interior e, por isso, a importância de mostrar isso no filme”, afirmou.
Para Helvécio Ratton, se o documentário tivesse sido feito por uma pessoa de outro estado, talvez não desse tão certo e não tivesse a mesma repercussão. “O diferencial foi a forma que as pessoas das cidades me receberam. Era um mineiro conversando com o outro. Outros talvez não teriam a mesma recepção”, falou.
O filme já teve a sua estreia nacional e, segundo Ratton, o documentário vai ser exibido na mostra para dar oportunidade à população da cidade que não conta com uma sala cinema. “A história do queijo começou por aqui [Região de Tiradentes]”, explicou.
Manuela Siria, de 13 anos, e Adilson Nogueira, de 52 anos, estão na mostra e querem assistir ao filme. Mesmo com a diferença de idade, os dois têm uma opinião em comum: a importância do longa para mostrar a cultura do mineiro para outros estados.
Ainda de acordo com o diretor, foi importante mostrar o mineiro da forma real e não a caricatura que é exibida em muitos lugares. O documentário faz parte da programação desta sexta-feira (27) da 15ª Mostra de Cinema de Tiradentes, realizada até este sábado (28).
Mostra de Cinema de Tiradentes é realizada até este sábado (28).  (Foto: Pedro Triginelli/G1)Mostra de Cinema de Tiradentes é realizada até este sábado (28). (Foto: Pedro Triginelli/G1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário