MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Teste de sistema de detecção de tiros do Rio começa nesta segunda

 

Testes de calibragem acontecerão em bairros da Zona Norte.
Sensores instalados nas ruas serão capazes de identificar armas.

Do Bom Dia Rio
Os testes de calibragem do novo sistema de detecção de tiros começam na noite desta segunda-feira (5), na Zona Norte do Rio de Janeiro. O novo modelo, conhecido como ShotSpotter, é o mesmo usado pelo FBI nos Estados Unidos. Os detalhes sobre a fase de testes foram anunciados em coletival, na Secretaria estadual de Segurança, na quinta-feira (1º).

De acordo com a Secretaria de Segurança, os testes acontecerão até o dia 7 de dezembro, na região da Tijuca, Maracanã, Vila Isabel e Andaraí. De acordo com o governo, por medida de segurança as áreas serão interditadas.
A cada noite serão realizados cinco testes de calibragem em ruas e horários diferentes. Os testes começarão às 22h e tem previsão de encerramento às 3h. O horário de início varia em cada local e, se houver mau tempo, o teste poderá ser adiado. A programação dos testes está sendo divulgada através da imprensa e da página da Polícia Militar na Internet.
As interdições devem durar de 60 a 90 minutos em cada rua, começando a partir das 22h na Praça Varnhagen. Cerca de uma hora depois, será a vez de interditar a Rua Professor Eurico Rabelo para o teste de calibragem. Depois, sempre em intervalos de 60 a 90 minutos, virão as ruas Bartolomeu de Gusmão (Quinta da Boa Vista), Professor Gabizo (esquina com Gen. Canabarro, Tijuca) e Radial Oeste (av. Pres. Castelo Branco, próximo à UERJ, Maracanã).

A cidade será a primeira capital a usar o sistema e a segunda cidade do país. A tecnologia já foi implantada no município gaúcho de Canoas em 2009 e resultou em uma queda de 41% dos crimes violentos que resultaram em morte, em comparação com o mesmo período em 2009.
Mais de 70 sensores sonoros
O sistema inicialmente abrangerá os bairros de Tijuca, Andaraí, Maracanã, Vila Isabel, Muda, Usina e Grajaú, além de parte da Quinta da Boa Vista e as comunidades de Borel, Casa Branca, Indiana, Formiga, Macacos, Salgueiro e Coreia, todas na zona norte. Ao todo, serão 70 sensores.
A partir da instalação de sensores sonoros camuflados, a tecnologia permite que, tão logo um tiro de arma de fogo ocorra na área monitorada, o sistema localize o ponto do disparo (com margem de erro de apenas 10 metros), identifique o calibre e a quantidade de tiros. Em seguida, e em cerca de seis segundos, ele envia essa informação para uma central de comando.
O sistema também consegue diferenciar os disparos de sons similares (fogos de artifício, escapamento de veículos, helicópteros) e grava os tiros, permitindo seu uso posterior na análise pericial e até mesmo como prova em juízo.
Na prática, de acordo com a secretaria, a expectativa é de que o sistema permita à polícia um ganho de até 15 minutos no tempo necessário para decidir o envio de uma patrulha ao local do disparo. Em casos de crimes com armas de fogo, onde há feridos a bala, qualquer minuto de espera pode significar a vida ou morte da vítima.
Sucesso no exterior
Mais de 50 cidades já usam o sistema nos Estados Unidos, incluindo Los Angeles, Washington, Chicago, Boston, São Francisco e New Orleans.
Após alguns anos utilizando o sistema, a polícia de Los Angeles conseguiu uma redução de 40% no número de homicídios. Fora dos Estados Unidos, a Grã-Bretanha usa o sistema desde 2008, em cidades como Londres e Manchester.
Nos cenários de guerra urbana do Afeganistão e do Iraque, as forças armadas norte-americanas também utilizaram o sistema para localizar franco-atiradores inimigos.
Atiradores de elite
Para realização do teste de calibragem, são necessários vários disparos de armas de fogo com balas de verdade no próprio ambiente em que haverá o monitoramento, utilizando-se cinco diferentes calibres de armas. Os disparos serão feitos por atiradores de elite da Polícia Militar, integrantes do Centro de Instrução Especializada em Armamento e Tiro (Cieat).
Os alvos serão sacos de areia, montados nas ruas. As armas utilizadas serão um fuzil 556, uma carabina calibre 12, uma pistola .40, um revólver calibre 38 e uma submetralhadora 9 mm.
Para assegurar que não haja qualquer risco de segurança para pedestres e para o patrimônio no entorno dos testes, as áreas serão isoladas, com bloqueio do tráfego de veículos e pedestres por pelo menos uma hora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário