MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 18 de dezembro de 2011

Saiba quais os alimentos certos para consumir na ceia de Natal

 

Nutricionista dá dicas de como montar o prato perfeito.
Conheça os benefícios de cada prato típico das festas.

Natália Clementin Do G1 Rio Preto e Araçatuba
O Natal está chegando e com ele os excessos alimentares. Atire a primeira pedra aquele que nunca se sentiu mal depois de exagerar na ceia.
As tradicionais carnes de Natal, bebidas, farofas e sobremesas são irresistíveis. Mas como não passar vontade sem ter má digestão? A nutricionista Natália Moreira Bicas indica o que deve-se ou não consumir. Para ela, o prato de Natal perfeito teria: salada com frutas secas, arroz com castanhas e uma carne magra. Se for beber bebidas alcoólicas, prefira o champagne. Veja as dicas:
Entrada
Procure fazer uma bela salada como entrada da ceia de Natal. Segundo a nutricionista, as verduras ajudam a controlar a saciedade por tempo prolongado. “Além disso, também ajuda a reduzir a absorção de gordura, pois são ricas em fibras”. A dica é colocar frutas secas na salada e aproveitar os nutrientes ainda mais. “A uva passa contém polifenóis, antioxidantes e auxiliam no tratamento contra celulite. Já o damasco, além do seu alto teor de fibras, é rico em betacaroteno, essencial para síntese de vitamina A, rico também em ferro, aumentando a resistência imunológica”, explica
Carboidratos
Segundo a nutricionista, o arroz pode ser associado a castanhas, aumentando os benefícios de cada uma delas. “As nozes são ricas em magnésio, mineral que ajuda a prevenir e reduzir cãibras, fadiga, irritabilidade, insônia, perda de memória, entre outros. A castanha do pará contém alto teor de selênio, capaz de ajudar a proteção contra radicais livres, além de ajudar a firmar a pele. Já as amêndoas são ricas em vitaminas E, ajuda na prevenção de rugas, melhora vitalidade de sua pele, reforça a imunidade, rica também em zinco e ômega 3”.
A farofa também é muito apreciada nas ceias de Natal. Para diminuir a concentração de calorias, a dica é prepará-la com frutas secas e legumes. “Utilizar talos de legumes para o preparo das farofas aumenta as chances do consumo de menos calorias e mais vitaminas. Cuidado com a farofa: ela é igual ao arroz no prato, então, não consuma juntas ou então, divida com a porção do arroz”, diz.
Carnes
As carnes são os pratos principais da ceia. No entanto, o segredo está na hora do cozimento. “Não recomendo usar manteiga, nem azeite. Em altas temperaturas, eles não têm muita resistência e tornam-se mais ruins para a saúde. Prefira óleo de canola ou girassol”, explica. Segundo ela, o azeite é recomendado apenas na finalização dos pratos, ou seja, quando não vai ao fogo.
A carne menos calórica é a de aves. Prefira sempre as assadas e o ideal é descartar a pele. “O pernil suíno, por exemplo, tem muita gordura. Descartar a pele já ajuda. Melhor ainda se a carne gordurosa for consumida junto com o abacaxi, por exemplo, que ajuda na digestão”. Segundo a nutricionista, a maior causa da má digestão vem das carnes.
Bebidas alcoólicas
Cuidado com o excesso alcoólico. Muitos drinks, além das calorias da própria bebida alcoólica, também são incrementados com leite condensado, licores, leite de coco e açúcar, todos são alimentos muito calóricos. “O champagne tem menos calorias que a cerveja, por exemplo. Cada latinha é equivalente a dois pães e faz muito mal. Prefira o champagne e o vinho, que evita a ação de radicais livres”, explica.
Sobremesa
O ideal é consumir frutas, principalmente as ricas em vitamina C. As melhores desta época e que são a cara do Natal são: laranja, ameixa vermelha, kiwi, manga, goiaba, maracujá e nectarina. “Elas ajudam a reduzir a vontade de comer doces. As receitas de pratos mais elaborados são inevitáveis, então, troque sempre que possível os ingredientes convencionais por opções light”, completa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário