MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Projeto auxilia criadores de gado do RJ a melhorar produção leiteira

 

Programa da prefeitura de Valença está melhorando o rebanho.
Produtores recebem, de graça, sêmen de qualidade e assistência técnica.

Do Globo Rural
O criador João Carlos Furtado vive da produção de leite em Valença, região sul do Rio de Janeiro. Ele é um dos produtores que fazem parte do Programa Municipal de Incentivo ao Melhoramento Genético do gado de leite da região. Depois que as vacas foram inseminadas com sêmen de animais melhorados, ele viu a produção de leite triplicar.
Os coordenadores do programa visitam cinco propriedades por semana e realizam o processo de inseminação nos animais, em média, 100 por mês.
O produtor não paga nada pelo serviço e nem pelo sêmen, comprado de centrais especializadas do interior de São Paulo e de Minas Gerais. O material genético é de gado holandês ou girolando.
Das quatro inseminações feitas o ano passado, três deram certo. Delas nasceram duas fêmeas e um macho. João Carlos espera sucesso com a nova tentativa e diz que as inseminações trouxeram economia e qualidade para o gado.
A prioridade é atender produtores que têm em média um rebanho com 10 vacas e sustentam a família com a produção. Cerca de 1.200 produtores rurais se dedicam ao gado leiteiro no município. Até agora, 1.800 vacas foram inseminadas desde que o programa foi lançado, há quase dois anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário