MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Produção de frangos no país deverá ser recorde em 2011, diz Ubabef

 

Entidade prevê total de 13,084 milhões de toneladas, alta de 6,9%.
Mercado externo deverá fechar o ano com 30% do volume produzido.

Do G1, com Reuters
A produção brasileira de frangos deverá atingir 13,084 milhões de toneladas em 2011, um recorde para o setor, com alta de 6,9% ante 2010, informou nesta terça-feira (20) a União Brasileira de Avicultura (Ubabef) divulgados nesta terça-feira.
Segundo o estudo da entidade, do total da produção, quase 70% tem como destino o mercado interno, o que representa 9,14 milhões de toneladas. Este volume é 8,3% acima do registrado no ano anterior.
O mercado externo ficará com 30% do volume produzido, ou aproximadamente 3,9 milhões de toneladas, 2,7% acima de 2010.
"Neste cenário, o frango se firmou como protagonista, seja pelos valores acessíveis, no caso de produtos in natura, ou pela praticidade, no caso dos processados", disse em comunicado o presidente executivo da Ubabef, Francisco Turra.
Segundo a Ubabef, porém, a alta carga tributária -com média de 9%- e o aumento dos custos de produção têm reduzido as margens de lucro do setor.
"Para o próximo ano, precisamos de ações mais incisivas por parte do governo para conter abusos que oneram não apenas o produtor, mas também o consumidor, já que todos acabam pagando com a especulação", disse Turra.
A oscilação da taxa de câmbio também chegou a afetar as margens de lucro no que se refere a exportação, avalia a entidade.
"Alguns mercados como Rússia, Egito e Turquia registraram fortes quedas, o que impossibilitou um desempenho ainda melhor para as exportações", disse Turra, lembrando que outros mercados favoreceram o volume recorde das exportações em 2011, como China, Japão e Arábia Saudita.
O presidente-executivo da Ubabef prevê ainda um período difícil em 2012. "Ouvido o setor, percebe-se que os investimentos, mais uma vez, serão postergados e o crescimento será contido nos próximos anos", afirmou ele em comunicado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário