MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

No interior de SP, manga apodrece por falta de compradores

 

Boa parte da safra de manga está se perdendo nos pés em São Paulo.
Indústrias que processam a fruta não foram às compras este ano.

Do Globo Rural
O trabalho de um ano inteiro está perdido no chão. Os pés de manga produziram, as frutas são de boa qualidade, mas vão apodrecer porque os produtores não têm para quem vender.
Marco Ferraro tem mil pés da variedade tommy em um sítio na região de Taquaritinga, nordeste de São Paulo. Por safra, são 70 toneladas, mas 10 já foram dadas como perdidas.
São Paulo é o terceiro maior produtor de manga do país, fica atrás da Bahia e de Pernambuco. A região de Taquaritinga responde por mais da metade da produção de manga do estado, são cerca de 110 mil toneladas por safra, mas a previsão é de pelo menos 30% de perda. As frutas estão amadurecendo, caindo e apodrecendo no chão.
Uma indústria de alimentos processou no ano passado a capacidade máxima: 12 mil toneladas de manga. Nesta safra vai ser diferente: o trabalho só vai começar depois da certeza de que as empresas de suco vão comprar o produto. “A procura da polpa de manga para suco caiu bastante. O suco de manga ocupava o segundo ou terceiro lugar no gosto do brasileiro, número que hoje caiu para quinto ou sexto colocado”, explica Antônio Tadiotti, diretor industrial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário