MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 3 de dezembro de 2011

Frio prejudica safra de feijão no PR e produtores desistem da colheita

 

Baixas temperaturas prejudicaram o crescimento da plantação.
Agricultor dissecou plantas de feijão e semeou soja na área.

Do G1 PR, com informações da RPC TV Foz do Iguaçu
O frio que atingiu várias regiões do Paraná durante a primavera prejudicou lavouras de feijão, principalmente as do oeste e sudoeste do estado. A safra do feijão rajado, plantado na primeira semana de outubro, foi aproximadamente 50% menor que a do ano passado, segundo agricultores. As baixas temperaturas logo no começo do ciclo prejudicaram o crescimento da plantação.
Veja a reportagem do ParanáTV 1ª edição, da RPC TV

Em 2011, foram quase 100 mil hectares a menos da cultura de feijão no estado. Vinte e seis por cento a menos de área plantada do feijão das águas, por exemplo, em comparação com o ano passado.

As perdas já no início da plantação fez com que alguns agricultores desistissem do feijão e partissem para outra cultura. “Não tinha condição, o frio de fato judiou muito e a produção dele ia ser muito baixa. Não valia a pena deixar a área não era tão grande e a gente decidiu dissecar e plantar soja", contou Pedro Prin.

De acordo com o agrônomo Thiago Galino, o feijão é planta que necessita de calor, e condições favoráveis, para atingir um alta produção.
Entretanto, alguns produtores insitiram que esperam compensar a baixa produção com altos preços. “Acho que todos os agricultores vão colher bem menos que o ano passado. Então pode ser que o preço compense”, disse o agricultor Antônio Roque Facco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário