MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 10 de dezembro de 2011

Em Pernambuco, Festival Virtuosi traz atrações musicais renomadas

 

Evento de música erudita começa neste sábado (10) e segue até o dia 18.
Programação inclui apresentação de músicos nacionais e internacionais.

Do G1 PE
Grupo alemão Trambone Unit Hannover (Foto: Divulgação)Grupo alemão Trambone Unit Hannover faz parte
da programação (Foto: Divulgação)
O 14º Virtuosi Festival Internacional de Música, evento já consagrado no cenário musical pernambucano e brasileiro, começa oficialmente com apresentação de concertos neste sábado (10), às 18h, na Igreja da Sé, em Olinda, com entrada franca. Este ano, as homenagens são para o compositor húngaro Franz Lizst e para o austríaco Gustav Mahler.

O festival não irá acontecer apenas no Sítio Histórico de Olinda. Haverá também programação em locais como o Teatro de Santa Isabel, no Recife, e até na Igreja de São Francisco, em João Pessoa (PB). O evento, que começou com apenas a exibição de dois concertos, não se resume mais às apresentações musicais. “O Virtuosi foi crescendo e abrindo o leque de atividades, com preocupação em palestras e formação do público. Também estamos trabalhando com encomenda de obras, estreias — principalmente no cenário nordestino — e com material totalmente inédito”, informa a diretora geral do evento, Ana Lúcia Altino.
Leonardo Altino (Foto: Divulgação)Músico Leonardo Altino abre o festival
(Foto: Divulgação)
A abertura terá apresentação do violoncelista pernambucano Leonardo Altino. O artista já se apresentou com diversas orquestras brasileiras, além de sinfônicas chilenas e colombianas. Leonardo mostrará pela primeira vez no Estado as seis suítes de Johann Sebastian Bach para cello solo. Serão dois concertos seguidos.

Nomes internacionais também compõem a diversificada agenda do festival. No domingo (11), também na Igreja da Sé, o conjunto dinamarquês Arild Kvartetten e o grupo alemão Trambone Unit Hannover, ganhador de prêmios como  ARD International Music Competition, fazem suas primeiras apresentações no Brasil, a partir das 18h. Mais cedo, às 16h, os grupos Cellos UFRN e Percumpá se unem para apresentar um espetáculo que mistura música erudita e a irreverência dos percussionistas. “O evento hoje é um espaço aberto para o novo, mas sem esquecer de resgatar o passado”, diz Ana Lúcia sobre a abrangência da temática do festival.

O Virtuosi chega à sua 14º edição mostrando preocupação para a capacitação de novos instrumentistas e na formação da plateia. Alunos de música têm a oportunidade de participar de master classes e workshops sobre instrumentos como violino, cello, trombone e baixo. Este ano, as aulas acontecem até o dia 16 de dezembro no Hotel Dorisol, em Piedade, Jaboatão dos Guararapes, e na Livraria Cultura, no Bairro do Recife. O evento também possibilita uma explicação didática sobre cada concerto antes da realização do espetáculo, para que a plateia fique sempre por dentro do que irá assistir.

O Virtuosi se encerra no próximo dia 18, no Teatro de Santa Isabel. Confira a programação.
Serviço:
14º Virtuosi Festival Internacional de Música
De 10 a 18 de dezembro
Recife, Olinda e João Pessoa
Evento gratuito

Nenhum comentário:

Postar um comentário