MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 3 de dezembro de 2011

Cem galinhas caipiras podem gerar renda de meio salário mínimo


 

foto Aurelino Xavier

 Está à disposição dos visitantes da 24ª Feira Nacional da Agropecuária (Fenagro), que acontece no Parque de Exposições de Salvador, até este domingo (04), um mini galpão para criação de galinha caipira, montado na Cadeia Produtiva da Avicultura.
 
Construído com apoio da Associação Baiana de Avicultores (ABA), toda didática de manejo alimentar, sanitário, questões econômicas envolvendo o mercado de galinha caipira é explicado, em detalhes, pelos técnicos da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), vinculada à Secretaria Estadual de Agricultura (Seagri).
 
Uma curiosidade que os visitantes podem perceber, no estande, é a preocupação dos técnicos com o bem-estar do animal, e a busca por um produto mais saudável e saboroso. Segundo o veterinário da EBDA, Heitor Lima Ribeiro Filho, quase todo agricultor familiar cria galinhas em seu quintal como renda complementar. “Na Estação Experimental Cruzeiro do Mocó, da EBDA, em Feira de Santana, é provado que, com 100 aves, o agricultor familiar pode alcançar uma renda de meio salário mínimo, por mês”, afirmou Ribeiro Filho.
 
Ele complementa: “na estação, as aves são criadas em um sistema semi-intensivo, onde existe uma área coberta e outra para pastagem, e todas as técnicas são observadas para criação em pequena escala”, explicou o técnico.
Na Fenagro, o agricultor interessado pode conhecer os demais elos da cadeia da avicultura, a exemplo de empresas fornecedoras de equipamentos, insumos e frigoríficos, dentre outros. “A avicultura em pequena escala, é hoje uma excelente oportunidade de geração de renda para a agricultura familiar”, complementou Ribeiro Filho. fonte EBDA

Nenhum comentário:

Postar um comentário