MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 4 de dezembro de 2011

Brasileiros ainda são maioria no turismo no Amazonas

 

Brasileiros somam 434.263 dos turistas que visitaram o Estado em 2010.
Mais de 240 mil turistas estrangeiros estiveram no AM nesse período.

Marina Souza Do G1 AM
Teatro Amazonas patrimônio histórico da capital Amazonense (Foto: Arquivo/ AVG/ TV Amazonas)O Teatro Amazonas, no Centro de Manaus, é um dos locais visitados pelos turistas (Foto: AVG/ TV Amazonas)
Os brasileiros ainda são maioria entre os turistas que visitam o Amazonas. Os dados são da última pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur), em 2010. Os brasileiros somaram 434.263 dos turistas que visitaram o Estado. Em relação aos estrangeiros esse número chegou a 241.450. Segundo a Embratur, o Amazonas está entre os dez destinos favoritos no país.
Apesar do grande número de turistas que o Amazonas recebe, os visitantes ainda encontram diversas dificuldades. Para a estudante goiana Nayara Neves, de 19 anos, os altos custos de programas turísticos no Amazonas atrapalham o visitante. "Creio que o potencial turístico, tanto da capital quanto do interior, poderia ser melhor aproveitado se o turismo no Amazonas fosse mais barato e tivesse mais opções", ressaltou.
Segundo a Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur), as ações para reduzir os custos do setor no Amazonas já estão sendo realizadas. Uma das medidas é a criação de voos diretos de Manaus para capitais europeias. Para isto, o órgão encomendou estudo de viabilidade que deverá mostrar a necessidade da ligação entre o Amazonas e o continente europeu.
MPF AM tenta manter tombamento do Encontro das Águas (Foto: AVG/ TV Amazonas) Encontro das Águas, beleza natural presente em roteiros turisticos na capital (Foto: AVG/ TV Amazonas)
Em 2010, o Amazonas recebeu 675.713 visitantes. De acordo com a Amazonastur, até o ano de 2014 o Estado deverá receber cerca de 1 milhão de turistas. Para receber a maior demanda de visitantes, a Amazonastur divulgou que a capital receberia melhorias na rede hoteleira. O órgão informou que, até a Copa de 2014, Manaus terá 16.885 leitos. Atualmente, Manaus possui 11.058.
Além disso, a empresa de turismo do Estado afirmou que estão sendo realizados programas de capacitação para melhorar o atendimento a turistas. Nos últimos oito anos, o órgão ofereceu treinamentos a 14 mil jovens para as funções de camareira, garçom, gerente de hotel, mestre de cerimônia, guia de turismo, condutor local de turismo, entre outros, em 13 municípios turísticos no Estado. Cursos de Inglês, Francês, Japonês, Chinês e Espanhol também estão sendo oferecidos.
O ecoturismo tem sido um dos principais atrativos para o Estado. Segundo a Embratur, o Amazonas é considerado atualmente o Estado mais verde do Brasil, com 98% de suas florestas primárias preservadas. Estes dados, de acordo com Nayara Neves, "chamam o turista para o Amazonas". "A meu ver, o turista vem para cá inicialmente por causa da floresta amazônica, depois ele conhece o resto", destacou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário