MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 25 de dezembro de 2011

'Amigos do Noel' entrega brinquedos a crianças carentes, no Amazonas

 

Há 13 anos, crianças carentes são presenteadas durante Natal.
Em 2011, o projeto percorreu comunidades de Autazes.

Marcos Dantas Do G1 AM
Projeto distribui brinquedos a crianças carentes  (Foto: Reprodução/Amigos do Papai Noel)Distribuição de brinquedos em comunidade do interior do Amazonas (Foto: Reprodução/Amigos do Papai Noel)
Crianças carentes que moram na Zona Leste de Manaus vão receber, na tarde deste domingo (25), brinquedos arrecadados durante todo o ano por amigos que coordenam o projeto "Amigos do Papai Noel". Desde o começo do mês, eles percorrem comunidades rurais do Amazonas com o objetivo de alegrar o Natal de milhares de crianças. No sábado (24), véspera de Natal, a distribuição de presentes ocorreu em bairros da Zona Norte da capital.
De acordo com a coordenadora do grupo, Denise Cassama, o projeto encerra as ações de Natal em 2011 com a distribuição de mais de 5 mil presentes. Neste ano, o projeto percorreu a Calha do Rio Cueira, nas proximidades de Anavilhanas, até as comunidades rurais do município de Autazes, a 113 Km de Manaus. Na região foram entregues 3.200 brinquedos.
Denise afirma que a preferência do grupo é atender comunidades distantes, carentes e pouco visitadas por ações sociais. “É ótimo saber que, na maioria das vezes, fazemos a primeira festa de Natal de muitas crianças. O que pode ser um simples brinquedo para nós, para elas é a felicidade” disse.
O projeto arrecada fundos e brinquedos durante todo o ano por meio de parcerias e realização de eventos sociais. "Já no mês de janeiro começamos a pensar nas ações do próximo Natal", contou. No mês de dezembro, a distribuição acontece nas comunidades indicadas por parceiros e previamente visitadas. “Precisamos saber se a comunidade é mesmo carente, se tem infraestrutura para nós receber, se há líder comunitário ou responsável que possa nos passar as necessidades do local”, contou.

Incentivo à leitura
Paralelo ao "Amigos do Papai Noel", o grupo ainda organiza bibliotecas infantis nas comunidades visitadas. O objetivo é promover o incentivo à leitura. “É importante levar brinquedos, mas também é necessário levar conhecimento, pois nas comunidades que visitamos muitos dos serviços básicos não chegam, inclusive a educação", explicou Denise.

O "Amigos do Papai Noel" existe há 13 anos. O projeto foi criado por iniciativa de quatro amigos. Atualmente conta com 80 voluntários e quase 200 colaboradores. "A gente queria comemorar o ano que conquistas de uma forma diferente. A criação do projeto foi o que a nossa ideia permitiu fazer", disse a coordenadora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário