MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Amazonas ganha Câmara de Inovação Tecnológica da Copa 2014

 

Câmara Inovadora planeja realizar pelo menos um evento por mês.
Objetivo é promover conexão de conhecimentos entre o poder público.

Do G1 AM
Objetivo de fomentar o uso de novas tecnologias (Foto: Alex Pazuello/Agecom)Cidade terá Centro de Combado e Controle para a
Copa de 2014. (Foto: Alex Pazuello/Agecom)
A Unidade Gestora do Projeto da Copa 2014 (UGP Copa), do Governo do Amazonas, lançou, nesta terça-feira (6), a Câmara Temática de Inovação Tecnológica (Copa Inovadora), um dos nove grupos temáticos que vão discutir assuntos relacionados à preparação do Amazonas para o Mundial.

De acordo com o coordenador executivo da UGP Copa, Eraldo Boëchat, a Câmara Copa Inovadora tem o objetivo de fomentar o uso de novas tecnologias e negócios relacionados a este nicho de mercado, com enfoque na Copa 2014. Para ele, uma das principais atividades do grupo temático é propiciar a conexão de conhecimentos e potencialidades entre o poder público, universidades e iniciativa privada. "Estamos trabalhando para transformar as ações em legados que ficarão na cidade após o evento”, afirmou.

Para o coordenador da Câmara Copa Inovadora, Wikens de Figueiredo, os eventos que começam a ser realizados pela UGP Copa em conjunto com a iniciativa privada visam encontrar soluções tecnológicas que atendam não somente as necessidades do Governo na preparação de Manaus para a Copa, mas que também possibilitem novas oportunidades de negócios para as empresas.
Segurança
O subcoordenador de Planejamento de Projetos da Polícia Militar (PM), tenente-coronel Denildo Brilhante, disse que a PM já utiliza alta tecnologia nas câmeras de monitoramento do Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops), onde será instalado o Centro de Comando e Controle para a Copa de 2014. O órgão será o centro operacional para as ações em segurança pública necessárias para garantir a tranquilidade durante o Mundial.

"Hoje estamos conhecendo uma grande variedade de modelos de câmeras e equipamentos na área de segurança eletrônica”, afirmou
.
Durante o lançamento da Câmara, representantes de institutos de pesquisa que atuam no Amazonas, exibiram algumas de suas soluções tecnológicas que podem ser aplicadas em razão do Mundial em Manaus. Uma delas foi o sistemas de monitoramento eletrônicos.

O gerente-geral da Divisão System Solution de uma empresa do Polo Industrial de Manaus (PIM), Fernando Neves, afirmou há diversos produtos que podem apresentar soluções de sistemas de monitoramento não apenas para Manaus para outras cidades do país.

“O Brasil passará por um crescimento e desenvolvimento acentuado até 2020 por conta de eventos como a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016. Para isso, precisa preparar-se em diversas áreas, como a segurança pública, por exemplo”, disse.

A Câmara Copa Inovadora planeja realizar pelo menos um evento por mês com a iniciativa privada. O próximo deve ser realizado ainda em dezembro. O projeto conta com apoio da Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Sect), do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam).

Nenhum comentário:

Postar um comentário