MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 6 de novembro de 2011

Venda de carros em MT diminui 17% entre setembro e outubro deste ano

 

Para setor, o aumento do IPI influenciou o número de emplacamentos.
No acumulado do ano, a comercialização mantém crescimento de 9%.

Vivian Lessa Do G1 MT
venda carros (Foto: Arquivo/TV Globo)Entre os meses de outubro a redução foi de 7%
(Foto: Arquivo/TV Globo)
A comercialização de veículos em Mato Grosso diminuiu 17% em outubro deste ano se comparada ao mesmo mês anterior. Foram realizados 9.164 emplacamentos no décimo mês de 2011, ante a 11.138 em setembro. A queda já era esperada pelo setor, já que o consumidor antecipou as compras para não pagar mais pelo aumento do Imposto Sobre Produtos Industrializados (IPI), afirma o diretor regional da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores de Mato Grosso (Fenabrave – MT), Paulo Boscolo. “Nem podemos chamar esse cenário de queda, pois já imaginávamos que iria acontecer devido ao aquecimento de vendas que houve no mês de setembro. Muitos consumidores se anteciparam ao aumento do IPI e garantiram o carro novo ainda naquele mês”, analisa.
A retração ocorreu em todos os segmentos, com destaque para a venda somada de caminhões e ônibus, cuja redução foi de 24%, passando de 428 para 325 unidades de um mês para outro. Autos e comerciais leves diminuiram de 5.178 para 4.167, de 19%. Os emplacamentos de motos foram menores em outubro (9.164) se comparada a setembro (11.138). A diminuição foi de 15%. “Nem podemos chamar esse cenário de queda, pois já imaginávamos que iria acontecer devido ao aquecimento de vendas que houve no mês de setembro. Muitos consumidores se anteciparam ao aumento do IPI e garantiram o carro novo ainda naquele mês”, analisa
Se comparado outubro deste ano com o mesmo mês do ano anterior, a queda foi de 7%, considerando que em 2010 foram vendidos 9.851 veículos. Neste caso, os emplacamentos de motos sustentaram o índice negativo, levando em conta uma queda de 8% e de 9% na venda de autos e comerciais leves, com respectivamente, 5.102 e 4.479 veículos vendidos em outubro de 2010. “As vendas da primeira quinzena de outubro foram mais fracas e também devemos levar em consideração a existência de feriados, que sempre motivam oscilações no comércio”, observa o representante do setor.
Acumulado do ano
Mato Grosso manteve o saldo positivo que tem apresentado durante todo ano de 2011. A soma das comercializações entre os meses de janeiro e outubro foi 9,37% maior se comparada a igual período do ano passado. Até o momento, o Estado emplacou 97.825 veículos. Em 2010, esse número era de 89.443.

O diretor regional da Fenabrave – MT destaca que o índice é maior que a média nacional. “Segundo os dados de emplacamentos do Brasil, o acumulado do ano apresentou elevação de 6,8%, enquanto Mato Grosso mostra mais uma vez que é uma potência e registrou número acima da média”, pontua.

Cuiabá
A capital de Mato Grosso seguiu a mesma tendência do estado em outubro, ou seja, registrou retração de 22,45% na comparação com setembro e crescimento de 6,14 no acumulado do ano. Foram comercializados 2.573 veículos no último mês em Cuiabá contra 3.318 no mês anterior. Entre os meses de janeiro e outubro já foram emplacados 27.760 veículos ante 26.153 no mesmo período do ano passado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário