MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Universidade de Pernambuco adota Enem a partir de 2013

 

Mudança vale para vestibular tradicional, que vai oferecer 60% das vagas.
Seleção passará a ter duas fases e a UPE irá aplicar sua própria redação.

Do G1 PE
A Universidade de Pernambuco (UPE) decidiu adotar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2013. A proposta foi aprovada pelo conselho universitário da instituição, em reunião realizada na noite de terça-feira (1º).

"A UPE sempre acreditou e ainda acredita que o Enem tem um bom conceito, porque ele ajuda a fortalecer a qualidade da educação do Ensino Médio. A gente tem certeza de que esses são problemas operacionais [referindo-se à antecipação de questões por alunos do Ceará e à possível anulação desses quesitos]. E nós queremos contribuir com o MEC, levando a tese de que o Enem pode dar certo se for feito de forma descentralizada", disse o reitor Carlos Calado.
A mudança é válida apenas para o vestibular tradicional, que vai oferecer 60% do total de vagas. Já a prova seriada, que não sofrerá alterações, vai disponibilizar 40% das vagas. Assim, o concurso tradicional passará a ter duas fases e a UPE aplicará sua própria redação. "A 1ª fase é o Enem; a 2ª é o vestibular da UPE, incluindo a redação", detalhou.

De acordo com o reitor Carlos Calado, a novidade só começa a partir de 2013, para não prejudicar os estudantes que estão se preparando para o vestibular do próximo ano. "Nós temos profundo respeito com os jovens que estão se preparando. Queremos dar o tempo suficiente para dialogar com a Secretaria Estadual de Edicação, com o sindicato dos colégios, para que nós possamos preparar melhor o nosso programa do vestibular tradicional. Queremos dar tranquilidade aos jovens, para que eles saibam que a UPE vê jovem como um parceiro. Ele precisa ser respeitado antes mesmo de ingressar na universidade", defende.
Calado também ressaltou a importância do Sistema Seriado de Avaliação (SSA). "É uma prova de profunda qualidade e de grande contribuição para a melhoria da educação básica. Nós não fazemos o vestibular todo seriado em respeito àquele jovem que não consegue passar da primeira vez e precisa de uma segunda chance. Por isso, nós reservamos 40% das vagas para o SSA e 60% para o nosso vestibular tradicional", finalizou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário