MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

UE acusa Rússia de usar energia como arma diplomática




Bruxelas - A Rússia está usando seu gás natural como "arma" nas relações internacionais, acusou hoje o comissário de energia da União Europeia (UE), Günther Oettinger. A declaração do comissário foi feita durante um debate sobre segurança energética no Parlamento Europeu e expõe o momento de tensão entre Bruxelas e Moscou em termos de relações energéticas.

Segundo Oettinger, o primeiro-ministro da Rússia, Vladimir Putin, "não está interessado em formar um novo Exército Vermelho, pois vê a energia como sua arma". Na opinião do comissário, a UE precisa se aperceber disso rapidamente e reagir unida.

As declarações de Oettinger vêm à tona apenas algumas semanas depois de o presidente da Rússia, Dmitry Medvedev, ter pedido a seu Conselho de Segurança Nacional que avalie as ameaças potenciais às relações energéticas com a UE.

Observadores externos advertem há algum tempo que a Rússia vinha utilizando seu gás como ferramenta de política externa, mas autoridades europeias raramente têm feito uso de termos tão duros em declarações públicas. Oettinger tem a fama de ser um dos comissários mais sinceros em seus comentários. Pressionado por jornalistas, ele esclareceu que as palavras pronunciadas hoje foram uma tentativa de dar um quadro da situação.

A tensão entre Moscou e Bruxelas em torno da questão energética já vem de algum tempo. A Rússia fornece mais de 25% do gás consumido na UE. Autoridades europeias têm permanecido em alerta desde que conflitos entre Rússia e Ucrânia provocaram a interrupção da distribuição de gás para outras partes da Europa em anos recentes. As informações são da Dow Jones.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário