MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

SP testa ponto de ônibus sustentável, com lixeira inteligente e internet grátis

 

A parada funciona em uma esquina da Avenida Paulista.
Energia elétrica é gerada pelo peso dos ônibus que passam pela via.

Do G1 SP, com informações do Jornal Nacional
A Prefeitura de São Paulo começou a testar nesta quinta-feira (3) um ponto de ônibus sustentável. A inspiração veio das árvores, que tiram energia do sol e da terra e ainda ajudam o meio ambiente, como mostra reportagem do Jornal Nacional.
Uma engenhoca instalada no asfalto converte o peso dos veículos que passam pela via em 1.200 watts de energia para o ponto de ônibus. Quando tem sol, mais energia é gerada pelos painéis instalados na cobertura.
O ponto recebe 300 ônibus por hora e informa a previsão exata de cada um deles. Avisa até o jeito mais rápido para se chegar ao destino.
"Não consegui digitar o itinerário porque não tem um teclado virtual", reclama o desempregado Fernando Ribeiro Neto. Um funcionário da Prefeitura, no entanto, garante que o teclado vai existir.
O ponto sustentável também tem rede de internet sem fio. "Se eu quiser, posso acessar meu email, trabalhar aqui esperando o ônibus", diz a estagiária Tamires Costa.
Se a experiência for bem-sucedida, abre caminho para transformação das paradas de ônibus em terminais de pré-embarque, ou seja, o passageiro só entrará depois de pagar a passagem. E isso pode diminuir as filas que existem na porta dos ônibus, que farão viagens mais rápidas e, como consequência, até ajudarão a diminuir os congestinamentos.
É algo parecido com o que já funciona em Curitiba. Mas como São Paulo tem mais de mil paradas nos corredores de ônibus, as autoridades querem que elas sejam, todas, autossuficientes. "Eu não posso nunca ter uma indisponibilidade de energia elétrica", afirma o diretor da SPTrans, Maurício Lima.
Na fase de testes, a parada eletrônica tem uma lata de lixo que foi a sensação do pessoal da limpeza: ela aplaude quem deposita o lixo. "Muitas pessoas vão aprender com a lixeira que agradece porque tem muitas [pessoas] que colocam aqui no chão", diz o faxineiro José Fernando Assunção.
O inventor do ponto de ônibus sustentável já sonha com o dia em que as "lombadas elétricas" fornecerão energia, de graça, pra cada um dos semáforos de São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário