MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 13 de novembro de 2011

Produtores de cachaça padronizam fabricação no Sudoeste de Goiás

 

Cerca de 19 agricultores integram uma cooperativa em Nova Aurora.
Entidade pretende melhorar qualidade da pinga e aumentar vendas.

Do G1 GO, com informações da TV Anhanguera
Cerca de 19 produtores de cachaça do município de Nova Aurora (GO), a 258 km de Goiânia, criaram uma cooperativa para valorizar a bebida fabricada na região. Eles investiram em tonéis para envelhecimento da pinga, além de adquirem maquinário para o processo de envasamento, rotulação e selagem do produto. “Antes todos vendiam a cachaça com preços e qualidade diferentes, chegando a concorrer entre si. Agora estamos unificando e padronizando todo o processo”, revela o cooperado Artur Oscar de Santana.
Na propriedade de Vilmar Dias são moídas cerca de seis toneladas de cana-de-açúcar, que rendem em média 3 mil litros de garapa para serem processadas em até 500 litros de cachaça. Toda a produção vai para a cooperativa que distribui o produto em todas as regiões de Goiás e Mato Grosso, pelo preço de R$12 cada garrafa. “É a profissão que aprendi e faço com carinho, por isso dá certo. Eu gosto e tenho dedicação para realizar um bom trabalho”, declara o produtor. Segundo ele, até o bagaço da cana é utilizado para fazer ração e até o combustível usado para movimentar a caldeira do alambique.
Investimento
Após vários anos investindo apenas no ramo agropecuário, o fazendeiro Walner José Santana resolveu apostar na fabricação de cachaça. Ele plantou cerca de dez hectares de cana-de-açúcar e está com esperançoso com resultado do produto. “Mesmo com a constante mudança de temperatura durante o desenvolvimento da cana, tivemos uma boa safra e a qualidade da planta está boa para fabricar a pinga”, afirma o agricultor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário