MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Produção de uva no RS deve cair entre 5 e 10% na próxima safra

 

Os parreirais estão se desenvolvendo bem no estado.
Agricultores esperam redução porque última safra ficou acima da média.

Do Globo Rural
Na propriedade de Carlos Lorenzet, em Flores da Cunha, na Serra Gaúcha, sete hectares de parreirais estão plantados. O período de floração está no fim, agora começa a fase de frutificação, quando o cacho de uva ganha volume. Para colher uma fruta de qualidade, ele espera contar com a ajuda do clima. "A meteorologia diz que não vai dar muita chuva, o que para parreira é ótimo. Esperamos uma qualidade muito boa".
Na avaliação de Jair Carlin, técnico agrícola, a safra 2012 deve agradar aos consumidores e, principalmente, as vinícolas. "Se o tempo continuar bom e o agricultor fizer a parte dele com bons tratos, adubação equilibrada e poda verde, acredito que vamos ter 100% de uma safra ideal, boa e com bela graduação.
Mas qualidade não significa quantidade. Na última safra de uva foram colhidos mais de 700 milhões de quilos da fruta, volume foi considerado acima do normal. Já para 2012, a estimativa é de uma queda entre 5 e 10% na produção.
Agora a preocupação dos produtores é com o preço da uva. Na última safra, a Conab fixou em R$ 0,52 o quilo. Para 2012, eles esperam receber R$ 0,65, valor que só deve ser definido em dezembro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário