MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Obama diz estar decepcionado por apoio da França à Palestina na Unesco

 

Presidente dos Estados Unidos fez reclamação a Nicolas Sarkozy.
França votou a favor do ingresso da Palestina na organização da ONU.

Da EFE
O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, expressou neste domingo (13) a seu colega francês, Nicolas Sarkozy, sua decepção com o voto da França a favor do ingresso da Palestina como estado membro na Unesco.
Em entrevista coletiva após o final da cúpula do Fórum de Cooperação Econômica Ásia Pacífico (Apec), encerrada neste domingo em Honolulu (EUA), o presidente americano se referia à conversa particular sobre o conflito palestino-israelense que manteve com Sarkozy na semana passada após a cúpula do Grupo dos 20, sem perceber que falava com o microfone aberto, e cujo conteúdo puderam escutar parcialmente alguns jornalistas.
Segundo Obama, ele manteve uma conversa "franca e firme" na qual expressou sua decepção sobre o apoio francês à entrada da Palestina na organização da ONU para a Educação, a Ciência e a Cultura.
Obama lembrou que, como consequência dessa iniciativa, Washington se viu obrigado por lei a suspender suas contribuições à Unesco, de US$ 60 milhões.
O presidente americano assegurou que em sua conversa insistiu em que a única maneira de estabelecer um Estado palestino é mediante as negociações entre israelenses e palestinos, "não através da ONU".
Assegurou que expressou essa posição de maneira consistente tanto em suas declarações públicas quanto privadas.
Na conversa que os jornalistas escutaram, Sarkozy qualificou o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, de "mentiroso" e Obama, sem tirar-lhe a razão, replicou: "Você se queixa, mas eu tenho que tratar com ele com muita mais frequência que você".

Nenhum comentário:

Postar um comentário