MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

'O governo desmistificou o Código Florestal', diz senador

 

Senador do PT do Acre está em Manaus, em debate com cientistas do Inpa.
Propostas servirão também para criação da "Lei Bioma Amazônia".

Carlos Eduardo Matos Do G1 AM
O senador Jorge Viana (PT-AC) afirmou, nesta sexta-feira (4), em Manaus, que está confiante na aprovação do projeto de reforma do Código Florestal Brasileiro, nas comissões de Agricultura e de Ciência e Tecnologia do Senado Federal. A votação do projeto está prevista para terça-feira (8), em Brasília (DF).

O senador avaliou que o Governo está 'maduro' para discutir a matéria. No dia 22, o texto segue para votação na Comissão de Meio Ambiente (CMA). "O governo desmistificou as discussões em torno do Código Florestal. Fizemos dezenas de audiências e conseguimos atender aos interesses de todos os segmentos", afirmou. "Mostramos ao país que é possível produzir mais, sem aumentar as áreas de pastagem".

Jorge Viana participa, nesta sexta-feira, de um debate com cientistas do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa).

Segundo ele, as propostas feitas pela comunidade científica serão anexadas ao texto principal do Código Florestal e também servirão de argumento para a criação de uma "Lei do Bioma Amazônia", que será elaborada assim que Código Florestal estiver aprovado.

O Bioma Amazônia, disse o senador, será um conjunto de medidas projetivas específicas para a região, com formato semelhante ao à Lei do Bioma Cerrado.

"Ser possuidor da Amazônia é uma solução, não é um problema. E a comunidade científica tem muito a nos ajudar, no sentido de manejar a floresta amazônica. O melhor jeito de conservar as florestas é fazendo uso inteligente delas", afirmou.

Para o senador, os cientistas que atuam na Amazônia podem dar contribuir com ideias que transformem proteção ambiental em ativos econômicos.
"Temos que voltar a criar uma relação econômica com a floresta, como ocorria na época da colonização. Temos que fazer da Amazônia uma ativo econômico que ajude as comunidades e o Governo", afirmou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário