MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 12 de novembro de 2011

No Recife, Festa do Morro só terá shows de atrações religiosas

 

Toda programação é dedicada a Nossa Senhora da Conceição.
No dia da santa, 8 de dezembro, há missas, shows e procissões.

Do G1 PE
De 29 de novembro a 8 de dezembro, o Morro da Conceição, bairro da Zona Norte do Recife, recebe a 107ª Festa de Nossa Senhora da Conceição, que este ano traz o tema “Ave Maria, Filha de Deus Pai”. Serão realizadas missas, novenas, procissões, shows religiosos e a tradicional peregrinação ao morro, no dia 8, data dedicada à santa.
Imagem da Nossa Senhora da Conceição, no Morro da Conceição, Zona Norte do Recife (Foto: Vanessa Bahé / G1 PE)Imagem da Nossa Senhora da Conceição é ponto de peregrinação, na Zona Norte do Recife (Foto: Vanessa Bahé / G1 PE)
A procissão da bandeira abre o evento, no dia 28. Saindo mais uma vez do Sítio da Trindade, a procissão segue pelas ruas do bairro de Casa Amarela em direção ao santuário. No novenário, haverá missas a cada duas horas, até as 14h do dia 8 de dezembro. As celebrações serão presididas por bispos diocesanos diferentes, vindos de várias regiões de Pernambuco.

A partir das 15h30 do feriado de Nossa Senhora da Conceição, começa a concentração para a procissão de encerramento - pela primeira vez, saindo do Parque da Jaqueira. Às 16h, a caminhada seguirá em direção ao Morro da Conceição, onde acontece a missa solene da Imaculada Conceição presidida pelo arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido.

A programação cultural terá um diferencial este ano: só serão realizados shows de bandas e cantores religiosos. Entre as atrações estão Divino Amor, Filhos de Maria, Zé Vicente e Banda, Padre João Carlos, Adoradores, além do lançamento do CD “Força e Vitória”, da Banda Servos. Clique aqui e confira a programação completa.

O homenageado desse ano é a Fundação Giacomo e Lúcia Perrone, mais conhecida como Fundação Perrone, uma instituição beneficente, instalada em sede própria no bairro de Piedade, em Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana.

História

A “Festa do Morro”, como é conhecida popularmente, teve origem a partir da comemoração do cinquentenário do dogma da Imaculada Conceição no Brasil em 1904, quando foi inaugurado o monumento em homenagem à Nossa Senhora da Conceição. Desde então, a data se tornou feriado municipal.

A imagem, trazida da França em um navio em 1904, mede 5,5 metros de altura e pesa 1806 kg. Representa Maria, em pé, toda vestida de branco e envolvida em um manto azul. A face da santa está voltada para a igreja matriz, em uma posição em que pode ser vista de várias partes do Recife.

Nenhum comentário:

Postar um comentário