MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

MP obriga estabelecimentos a terem selo do Serviço de Inspeção Municipal

 

Medida vale para locais que vendem produtos de origem animal em Rio Verde.
Objetivo é melhorar as condições de higiene para a manipulação da carne.

Do G1 GO, com informações da TV Anhanguera
Os estabelecimentos que vendem produtos de origem animal em Rio Verde, no sudoeste de Goiás, agora são obrigados a terem o selo do Serviço de Inspeção Municipal (SIM). Com o fim do prazo para as adequações, 15 supermercados conseguiram obter o selo e outros oito estão em processo de adequação.
A medida foi uma exigência do Ministério Público (MP) e, para conseguir o selo, os estabelecimentos têm que seguir normas de higiene. “A mudança é na estrutura física do local onde a carne é manipulada. Por exemplo, o piso e a parede têm que ser de material liso e impermeável e de cor clara, com o objetivo de facilitar a identificação da sujeira. A iluminação do local também tem que ser melhorada e o ambiente tem que ser climatizado”, explica a diretora do SIM, Cíntia Yokico.
Adequações
Um supermercado da cidade levou quase dois meses fazendo as adaptações. “Confeccionamos uma porta para separar o ambiente de manipulação de alimentos do ambiente onde passam as pessoas. Foi feito também um armário específico para produtos de limpeza, que tem que ser fora da área de manipulação. Teve que ser feito ainda um lavador de botas, onde os funcionários fazem a higienização, e um higienizador de mãos”, conta o gestor do estabelecimento, Deniz Muniz.
SIM
Para adquirir o selo do SIM, o primeiro passo é procurar a Secretaria de Agricultura e o custo com o certificado é de R$ 50. “O custo para a aquisição do selo é muito baixo. O dinheiro que o proprietário gastaria com a burocracia para se adequar, ele pode utilizar em investimento no seu próprio estabelecimento”, explica o promotor de Justiça Márcio Toledo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário