MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Lupi vaza informação da imprensa em blog do Trabalho




São Paulo - O ministro do Trabalho, Carlos Lupi, está usando um blog do ministério para vazar as reportagens que estão em apuração pelos órgãos de imprensa. Em nota, a assessoria de imprensa do ministério diz que, a pedido de Lupi, todas as demandas encaminhadas pelos jornalistas à assessoria de comunicação da pasta serão publicadas com respostas no blog http://blog.mte.gov.br/. O blog, porém, publica respostas a perguntas de apuração que ainda está em andamento.

Procurada pelo Grupo Estado, a assessoria do ministério informou que a ordem de Lupi é publicar os questionamentos e as respostas no mesmo dia em que as demandas dos repórteres são enviadas ao ministério, mesmo que a reportagem não seja publicada pelo órgão de imprensa.

Em nota, a Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) repudiou a postura do ministério. "Ao agir dessa forma, o Ministério do Trabalho inibe os meios de comunicação e os jornalistas que precisam verificar com o governo informações de eventuais reportagens que serão veiculadas", disse a entidade.

A prática do Ministério do Trabalho é semelhante à adotada pela Petrobras em 2009. Na época, em meio a denúncias de desvios de recursos, a Petrobras criou um blog para publicar as respostas às demandas da imprensa. Inicialmente, o blog chegou a divulgar informações sobre apurações em andamento. Cobrada, a empresa mudou de postura e hoje só divulga as respostas após a publicação da reportagem.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário