MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Instituto está transformando donas de casa em empreendedoras no AM

 

Novos negócios possibilitam renda extra de R$ 700 reais.
Entidade assessora, capacita e abre espaço para atividades práticas.

Alan Chaves Do G1 AM
Coordenadoras e assessoradas juntas no Espaço Solidário  (Foto: Alan Chaves)Coordenadoras e assessoradas no Espaço
Solidário (Foto: Alan Chaves/G1 AM)
Na Semana Global do Empreendedorismo o G1 mostra histórias de mulheres de baixa renda e pouca escolaridade que conseguiram conciliar atividade doméstica e novos negócios. Elas contam com a ajuda do Instituto Consulado da Mulher em Manaus (ICMM). Através dele, cerca de 500 mulheres já passaram a ter renda extra.
A empreendedora Rosa Helena Seabra Mesquita, de 42 anos, viu sua vida mudar para melhor a partir de 2007. Na época, ela queria apenas ocupar o horário vago e se aperfeiçoar na produção de bolos e salgados. Ela vendia guloseimas de porta em porta pelas ruas do bairro onde mora.
Depois dos cursos de capacitação no ICMM, Rosa Mesquita viveu o pesadelo de receber a notícia de que o marido estava desempregado. Foi a partir daí que ela procurou novamente o Instituto para colocar em prática tudo o que tinha aprendido nos cursos. Hoje, ainda com o esposo desempregado, ela sustenta a casa e busca dar o melhor para os três filhos com o trabalho desenvolvido no Espaço Solidário, uma lanchonete que funciona na sede do Consulado da Mulher totalmente equipada para a empreendedora desenvolver suas atividades. Toda renda gerada no local é dela.
“Com a assessoria do instituto consegui aprimorar meus produtos e ampliar minha rede de vendas atendendo vários bairros da cidade”, contou Rosa Helena, comemorando a oportunidade.
Liliane faz questão de atender a clientela. (Foto: Alan Chaves)Liliane faz questão de atender a clientela
(Foto: Alan Chaves/G1 AM)
Quem teve a autoestima elevada também, foi a dona de casa Liliane da Silva Moreira. Aos 32 anos, ela diz que ficou sabendo da existência do projeto por um planfeto e não pensou duas vezes em participar dos trabalhos. A princípio tudo deveria ser apenas uma ocupação, mas depois ela percebeu a oportunidade em poder lucrar durante o tempo vago.
“Ficava o tempo todo em casa, fazia minhas atividades do lar, fornecia algumas trufas e bolos sob encomenda, depois não fazia mais nada. Quando soube do projeto fui apenas para preencher o tempo vago, mas depois, vi que poderia ter uma renda extra. Sinto-me com a autoestima lá em cima” relatou, comemorando a nova fase.
O segredo de sucesso das empreendedoras pode estar no desenvolvimento de diferentes atividades. No ICMM elas aprendem na prática como fazer um atendimento de balcão em lanchonete, produção de doces, tortas e salgados, manuseio de máquinas e equipamentos de lanchonete, organização do caixa e gestão do negócio, entre outros.
Conquistas
Com os ganhos adquiridos pela atividade, as "ex-donas de casa" listam várias conquistas. A renda extra já permitiu, por exemplo, a reforma da residência, substituição de eletrodomésticos e a oportunidade de dar um conforto melhor para a família. Mensalmente elas faturam em torno de R$ 700.
Consulado da Mulher
A coordenadora de programas sociais do Instituto Consulado da Mulher em Manaus, Gielyzandra da Silva, conta que o projeto, além de oferecer assessoria e capacitação para as participantes, ajuda na comercialização e desenvolvimento das atividades das assessoradas.
“Essa também foi uma forma que encontramos para abrir o leque de comercialização dos produtos das empreendedoras assessoradas”, frisou.
O ICMM já atua na capital do Amazonas há mais de quatro anos. A sede está localizada na Av. Torquato Tapajós, bairro Colônia Terra, Zona Norte da cidade. O instituto já assessorou mais de 500 mulheres empreendedoras, beneficiando direta e indiretamente mais de 2.000 pessoas em toda a região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário