MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 22 de novembro de 2011

Empresários de Uberlândia buscam carreteiros em outros estados

 

'Falta capacitação dos motoristas', disse presidente do Setrim.
Curso gratuito será oferecido pelo Sine na cidade.

Do G1 Triângulo Mineiro
Uberlândia tem 268 vagas abertas no setor. (Foto: Reprodução/ Tv Integração)Uberlândia tem 268 vagas abertas no setor.
(Foto: Reprodução/ Tv Integração)
Uma pesquisa feita em empresas do setor de transportes em Uberlândia revelou que nos últimos seis meses o movimento de carretas carregadas diminuiu cerca de 8% nas rodovias que cortam a região. Algumas viagens, que duram de 15 a 20 dias de um estado a outro, estão comprometidas pela falta de motoristas. “Falta capacitação dos motoristas”, explicou o presidente do Sindicato das Empresas de Transportes (Setrim), Ari de Souza. A saída de algumas empresas têm sido buscar profissionais em outros estados, mas mesmo assim sobram vagas. Para tentar resolver a falta de mão de obra, o setor de transportes resolveu fazer parcerias para qualificar profissionais.
Em uma empresa da cidade, cerca de 20 caminhões estão parados há mais de 60 dias e o motivo é falta motorista. “Ofereço o salário, benefícios como vale alimentação, convênio saúde e não acho motorista”, contou o empresário, Reinaldo Costa.
Por conta da falta de profissionais qualificados, os prejuízos na empresa chegam a 25% e, para tentar preencher as vagas, o empresário apelou para a criatividade e a colaboração dos funcionários. “Temos uma promoção para os funcionários na qual, quem leva um novo motorista, ganha um fim de semana em Caldas Novas, no estado de Goiás”, disse Costa.
Com o crescimento do setor de logística, Uberlândia tem hoje, de acordo com dados da Plataforma de Valor Brasil Central - órgão que cuida do setor - 268 vagas abertas para motorista carreteiro e entregador urbano. Para diminuir esse número, um curso de capacitação só para carreteiros será oferecido pelo Sistema Nacional de Empregos (Sine) de graça. As inscrições para o curso de motorista carreteiro terminam na próxima sexta-feira (25). O salário base de um motorista é de R$ 1.190. Os interessaos devem procurar o Sine, que fica na Praça Tubal Vilela, nº 60, Centro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário