MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Cultivo do morango vira alternativa para produtores de tabaco do RS

 

Produção do estado vem crescendo nos últimos três anos.
Em alguns municípios, fruta aumenta renda de quem só plantava fumo.

Do Globo Rural
Os irmãos Carlos e Ricardo Schons cultivam morangos no município de Venâncio Aires, região dos Vales do Rio Grande do Sul, e estão bastante animados com a atividade. Eles contam que o cultivo até o momento, assim como a venda e a produção, têm sido satisfatórios.
Os irmãos trabalham para colher 5,5 mil quilos da fruta nos 14 mil pés plantados. O quilo está sendo comercializado entre R$ 8 e R$ 10.
Flávio e Lovani Stumm plantam morango há três anos. Começaram o cultivo com apenas quatro mil mudas, mas hoje são 10 mil pés plantados na propriedade que fica em Vera Cruz.
Cultivar morangos tem sido mais rentável do que plantar fumo, pelo menos para a família Stumm. Em uma área de três mil metros quadrados, o valor líquido obtido com a fruta é 10 vezes superior ao do tabaco. “O cultivo de fumo está diminuindo cada vez mais e o de morango aumentando”, conta Flávio.
A região dos Vales do Caí, Rio Pardo e Taquari é a segunda maior produtora de morango no Rio Grande do Sul. O estado deve colher mais de 18 mil toneladas nesta safra, um aumento de 15% nos últimos três anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário