MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 6 de novembro de 2011

Brasileiros montam negócios de sucesso em Nova York

 

Empresários montaram supermercado e restaurante para brasileiros.
Lilian Metzer investiu R$ 240 mil em salão de beleza.

Do PEGN TV
Nova York exerce influência no mundo todo. Com um uma economia de quase US$ 500 bilhões, atrai gente de todos os lugares.Os Estados Unidos têm mais de 20 milhões de pequenas empresas, e a maior concentração delas está na cidade.
No distrito de Queens, conhecido por suas ruas de comércio variado e movimentado, moram cerca de 20 mil brasileiros – gente que costuma ter muita saudade da terra natal. Ricardo Bastos aproveitou essa concentração e montou um supermercado com produtos tipicamente brasileiros.
“O brasileiro tem muita saudade das coisas do Brasil e eu vi na época uma necessidade, uma carência de uma loja desse segmento”, conta Bastos.
O empresário abriu o mercado em 1994, com um pequeno investimento de R$ 5 mil. E, desde então, o negócio aumentou 20 vezes de tamanho. Hoje tem 800 metros quadrados. E 90% dos clientes são brasileiros.
No mercado, ele vende azeite de dendê, chimarrão, pequi e até pamonha. “O produto campeão de vendas aqui do supermercado é o polvilho, para fazer pão de queijo”, conta. São mais de mil pacotes por mês.
ALém de comida, ele vende livros, DVDs, camisas e canecas de times brasileiros. “Nova York é um lugar que você trabalhando, você consegue”, diz ele.
Restaurante e salão de beleza
Também no distrito de Queens, outro ponto de encontro de brasileiros é o restaurante de José Bezerra. Ele foi para a cidade há 24 anos. Foi engraxate, vendedor e entregador de pizza. Juntou dinheiro e, em 1998, investiu US$ 100 mil para montar o espaço.
“O público gosta muito da comida brasileira, e eu vi que aí teria uma oportunidade de crescer e fazer negócio, com a comida brasileira em si”, conta Bezerra.
Em tempos de crise econômica nos Estados Unidos, José Bezerra dá uma lição de negócio: desde 2008, o restaurante cresce 15% ao ano. E o segredo é um só: comida boa e barata.
“As pessoas fugiram do restaurante do valor mais caro e correram para um restaurante como o meu, que tem uma qualidade e um preço bom”, conta,
A poucas quadras do restaurante, mais uma empresa brasileira prospera. O negócio explora um segmento onde os brasileiros são mestres: os cuidados com a beleza da mulher.
A empresária Lilian Metzger se mudou para os Estados Unidos em 1998, com a intenção de passar seis meses – e não voltou mais. Em 2005, ela investiu R$ 240 mil no salão, que oferece serviços de manicure, corte e cuidados com os cabelos.
A empresária morou cinco anos na Amazônia, e lá aprendeu os segredos dos produtos da floresta para tratamentos.
“Essa é uma hidratação de cupuaçu, que é feita na Amazônia, que encanta muito o público aqui, que adora as coisas da Amazônia. Tem um efeito muito bom, dá brilho no cabelo, fica sedoso”, conta Lilian.
No salão, quase não há brasileiros: 80% dos clientes são americanos. Cassie D-Accordo diz que prefere o salão brasileiro porque se sente bem cuidada e relaxada.
Com 12 mil clientes cadastrados, a empresária Lilian Metzger já está com tudo pronto para abrir mais dois salões de beleza, em Nova York, no ano que vem.
“Só cresci, graças a Deus, só cresci na crise. No último ano, cresci 28%. E cada ano cresço um pouquinho mais, um pouquinho mais”, diz..

Nenhum comentário:

Postar um comentário