MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Atlético-PR vence, mantém luta para não cair e complica o São Paulo

Gol do equatoriano Guerrón garante a vitória por 1 a 0 que dá sobrevida ao Furacão e frustra sonho do Tricolor de chegar à Libertadores

Por GLOBOESPORTE.COM Curitiba, PR
 
O fantasma da Arena da Baixada voltou a atacar o São Paulo. Na noite desta quarta-feira, o Atlético-PR, que segue sua luta para fugir do rebaixamento, foi superior na maior parte do tempo e mereceu a vitória por 1 a 0 sobre o Tricolor, que disputou o seu 14º jogo no estádio atleticano e jamais venceu. O único gol da partida foi marcado pelo equatoriano Guerrón que, nos poucos lances de ataque do Furacão, levou a defesa tricolor ao desespero.
O triunfo em casa não foi suficiente para o time comandado por Antonio Lopes deixar a zona de perigo. O time subiu para a 17ª posição, com 37 pontos, um a menos que o Cruzeiro. Já a equipe de Emerson Leão, que sofreu a sua décima derrota no Brasileirão, se tivesse vencido poderia ter subido para o quarto lugar, na zona de Libertadores, mas fechará a quarta-feira em oitavo. E, se Coritiba e Santos vencerem seus jogos na quinta, o time poderá cair para décima colocação, o que praticamente acaba com qualquer chance de estar na principal competição da América do Sul no ano que vem.
Os dois times voltarão a campo no próximo final de semana. No sábado, o São Paulo receberá a visita do América-MG no estádio do Morumbi. No dia seguinte, o Atlético-PR fará um duelo direito na briga para evitar o rebolo contra o Cruzeiro, na Arena do Jacaré.
Furacão marca no início e controla a partida
Precisando desesperadamente da vitória para seguir a luta para fugir da Série B, Antônio Lopes mandou o Atlético-PR mais ofensivo a campo, com dois meias e dois atacantes. Do lado são-paulino, Leão repetiu o time testado no último coletivo, no esquema 4-4-2, com três volantes no meio-campo e Fernandinho e Willian José formando a dupla de ataque. Dagoberto, que não marca gols há sete jogos, foi barrado e ficou como opção no banco de reservas.

Os primeiros 45 minutos foram marcados pelo domínio absoluto do Furacão que, embora não tenha sido brilhante, controlou a partida como quis. Empurrado por sua torcida, a equipe não precisou mais do que dez minutos para abrir o marcador com Guerron, que aproveitou ótimo passe de Marcelo Oliveira e bobeada de Cícero na marcação e, cara a cara com Rogério Ceni, bateu no canto direito do gol são-paulino: 1 a 0 e festa na Arena da Baixada.

Guerrón comemorando - Atletico Paranaense x São Paulo (Foto: Heuler Andrey / Agência Estado)Guerrón comemora o gol marcado no primeiro tempo em Curitiba (Foto: Heuler Andrey / Agência Estado)
O São Paulo, que perdeu Carlinhos Paraíba machucado (Casemiro o substituiu), respondeu logo em seguida em chute de Fernandinho, que foi bem espalmado por Renan Rocha. Mas o time de Emerson Leão ficou por aí. No restante da primeira etapa, o Furacão trocou passes com tranqüilidade, sempre forçando o jogo pelo lado direito, onde Cícero levou um baile de Guerrón. O equatoriano, aos 30, fez bela jogada e cruzou para Paulo Baier, que só não marcou porque Rogério Ceni defendeu com os pés. Cinco minutos depois, o gringo arriscou de fora da área e exigiu nova defesa do capitão são-paulino.

O Tricolor, por sua vez, teve muitas dificuldades para criar uma jogada. Jean até se apresentou pelo lado direito, mas faltou maior efetividade de Lucas, que ficou encurralado na marcação de Deivid. Como a bola não chegava, Willian José chegou a recuar em alguns lances para buscar a bola, mas sem fazer nada de útil.
São Paulo melhora no segundo tempo, mas Furacão segura a vitória
Os dois times voltaram sem alterações para o segundo tempo. Nos primeiros 15 minutos, nenhuma mudança no panorama da partida. O Atlético-PR, sem ser brilhante, seguiu controlando o jogo diante de um São Paulo sem organização em campo. Aos 14, Manoel, de cabeça, exigiu grande defesa de Rogério Ceni.
Cansado da inoperância do time, Leão resolveu agir e, aos 19, fez duas alterações, sacando Casemiro e Fernandinho para colocar Rivaldo e Fernandinho. O veterano, em sua primeira jogada, fez passe primoroso para Jean, que bateu de pé esquerdo, no canto direito de Renan Rocha, que espalmou. Na cobrança do escanteio, Rhodolfo cabeceou e Manoel salvou em cima da linha.
A partir dos 25, um novo jogo se estabeleceu na Arena da Baixada. O São Paulo passou a controlar as ações, enquanto que o Atlético-PR recuou todo para garantir a vitória. Aos 29, Lucas chutou de fora da área e Renan Rocha espalmou. Percebendo o crescimento do time, Lopes mexeu no Furacão, sacando Marcinho para colocar o volante Renan. O Tricolor pressionou nos últimos 15 minutos, mas o Atlético-PR, com muita dedicação, conseguiu segurar a importante vitória.

Nenhum comentário:

Postar um comentário