MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Abate de bois em Mato Grosso até setembro é o maior desde 2007

 

Volume de abate é considerado o maior dos últimos quatro anos.
Segundo o Imea, a alta no preço também contribuiu para o crescimento .

Leandro J. Nascimento Do G1 MT
Abate de bovinos em MS (Foto: Divulgação/ Sato Comunicação)Volume de abate em MT é o melhor em 4 anos.
Foto: Divulgação/ Sato Comunicação)
O abate de bovinos em Mato Grosso até o final do mês de setembro atingiu 3,619 milhões de cabeças. O volume é considerado o maior dos últimos quatro anos, quando as indústrias frigoríficas passaram a registrar queda nesta atividade. Desde 2007 que a unidade federada não registrava uma tendência de alta. Naquele ano foram 4,1 milhões de animais. Por outro lado, em 2008, 3,2 milhões de animais foram enviados para a indústria até o mês de setembro. Os dados são do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea).
De acordo com o gestor do Imea, Daniel Latorraca, dois fatores puxaram a alta no abate de gado em 2011 e contribuíram para o cenário: o abate de fêmeas ainda no primeiro semestre e o de machos, no segundo período.
 
"Foram dois momentos distintos. No primeiro semestre o que explicou o aumento em relação a 2010, 2009 e 2008 foi o abate de fêmeas. Esse aumento se deve a um fator pontual que ocorreu neste ano. Houve um descarte induzido por conta dessa seca e também pelo descarte natural, que acontece a cada ano", disse, ao G1.
Os números do Imea mostram que na comparação com 2010, o abate de bovinos também cresceu em Mato Grosso. Entre janeiro e setembro foram 3,6 milhões de animais contra 3,3 milhões verificados em 2010, crescimento de 9% entre os períodos, de acordo com o Imea.
A alta no preço do animal também contribuiu para o crescimento . "Continuamos em um ritmo de preço elevado e o estoque de macho está alto. Só abatemos assim pelas fêmeas e também pela elevação de mercado", destacou Daniel Latorraca.
O gestor explica que o chamado "pico de preços" é o intervalo em que o boi adquire maior valorização. "O pico de preço mais elevado na entressafra do ano passado foi novembro, pois o mês marca o final do período do confinamento e o começo da entrega de animais ao pasto", acrescentou.
Fêmeas
De janeiro a setembro o abate só de fêmeas cresceu de 1,1 milhão de cabeças para 1,7 milhão entre os anos de 2010 e 2011. Na contramão do abate de fêmeas que apresentou alta em 2011, na comparação com 2010, o abate de machos apresentou queda superior a 13%. No ano passado, Mato Grosso havia abatido 2,2 milhões, enquanto neste somou 1,9 milhões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário