Vendedor de frutas divulga produtos em página na internet.
Empreendedor quer popularizar consumo de guavira, fruta típica do cerrado.
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Por meio da inovação, Galego quis se destacar no mercado. Este ano, ele inaugurou um site para facilitar as vendas. "É uma forma muito importante de a gente divulgar os produtos, levar o nosso interesse de poder atender bem os clientes e quem quer nos fornecer", diz o empresário.
De acordo com o Sebrae, quem pretende levar vantagem sobre a concorrência precisa ficar atento a três tipos de inovação: do produto, com mudanças diretas na forma do item a ser comercializado; do processo, visando aumento de produtividade e redução de custos; e do modelo de negócio, na maneira como o produto é oferecido ao mercado.
A analista Andrea Fialho explica que toda inovação deve causar algum impacto. Mas antes de arriscar, é preciso primeiro fazer vários testes para chegar ao resultado final. "Inovar é conhecer o seu negócio, então o empresário precisa estudar para que ele possa propor mudança, produtos novos ou melhorados. É algo personalizado", comenta.
O empresário Adalton Bernardo está conseguindo aos poucos popularizar uma fruta típica do cerrado, a guavira. Para isso, ele teve de apostar também no açaí. Como o creme de guavira não estava dando lucro, a solução foi produzir ao mesmo tempo o creme de açaí, que tem mais aceitação do público.
O empreendedor produz também cremes de goiaba, maracujá, amora e tamarindo. A matéria-prima e os ingredientes básicos são facilmente encontrados no estado. "A guavira está em todas as partes de Campo Grande e é uma fruta símbolo da nossa região", diz Adalton.
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