O
Hospital Municipal de Brasilândia (HMB) - Adib Jatene, da Prefeitura de
São Paulo, implementou melhorias no acesso a resultados de exames de
endoscopias e colonoscopias pelo Sistema Opitx, que adota o modelo
Paperless (termo usado para descrever a redução de documentos em papel e
a substituição deles por outros recursos digitais). Agora, pacientes e
profissionais podem visualizar laudos e imagens sem necessidade de
impressão por meio de um banco de dados seguro. Em 2024, mais de 11 mil
pessoas realizaram exames na unidade. A iniciativa também visa
contribuir com a preservação ambiental.
“A
digitalização reforça o compromisso com a sustentabilidade e facilita o
acesso do paciente aos resultados. O sistema digital elimina o risco de
perda de documentos físicos, além de preservar a qualidade das
imagens”, explica o médico Frederico Adatihara, diretor técnico do HMB.
Além
de melhorar a experiência do usuário, a inovação alinha-se à política
de sustentabilidade da instituição e ao compromisso com práticas mais
seguras e eficientes. O HMB recebeu, em 2024, Menção Honrosa no Prêmio
Amigo do Meio Ambiente devido à implementação de processos sustentáveis.
Como funciona
Os
pacientes que realizam exames no hospital recebem, no momento da alta,
um documento com dados pessoais e orientações para acessar os resultados
por meio de um QrCode. No sistema é possível ter acesso ao laudo e as
imagens imediatamente após a realização da endoscopia ou colonoscopia.
No caso de tomografia, o diagnóstico é disponibilizado em 2 horas.
“É
bem simples e intuitivo. Basta ter internet e logar com os dados
pessoais. Isso contribui para o conforto do paciente que não precisa
retornar ao hospital, dando prosseguimento ao tratamento de forma rápida
e eficaz”, explica Antônio Panarotte, coordenador do Serviços
Auxiliares de Diagnóstico e Terapia (SADT) do HMB.
Antes
da implantação, para cada paciente, eram impressas 4 cópias para cada
um dos exame. Agora, com a adoção do modelo digital, esse número foi
reduzido para apenas uma cópia. Estima-se que essa mudança resulta na
economia de cerca de 3 mil folhas de papel sulfite por mês, que
contribui não só para a diminuição dos custos e desperdício de recursos
naturais, mas também reforça o compromisso da unidade com práticas mais
sustentáveis e responsáveis.
De
acordo com o diretor técnico da unidade, o fluxo de digitalização
permitirá armazenar e compartilhar informações de maneira rápida e
segura. “O objetivo é eliminar o uso de papel por completo, facilitando o
trabalho de todas as áreas e reduzindo o tempo de espera no
atendimento”, observa Adatihara.
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