JORNAL A REGIÃO
O governador Jerônimo Rodrigues sobrevoou, nesta quinta-feira, os municípios de Ubatã, Aurelino Leal e Itajuípe, que sofrem com alagamentos, deslizamentos de terra e desabamentos de casa por conta de fortes chuvas que caíram na região nos últimos dias.
Em Itajuípe, onde visitou áreas afetadas, Jerônimo entregou uma ambulância e medicamentos para as vítimas do temporal. Aurelino Leal recebeu uma van para Tratamento Fora de Domicílio, um kit de estabilização para emergências com respirador, monitor e desfibrilador; e medicamentos.
Ubatã foi contemplada com donativos como cobertores, colchões, cestas básicas, kits de limpeza, higiene pessoal e água mineral. Jerônimo assumiu o compromisso de construir moradias para as pessoas que perderam suas casas ou que não podem voltar para elas devido ao risco de deslizamento de terra.
Na BA-262, que liga Itajuípe à cidade de Coaraci, um deslizamento de terra interrompeu o fornecimento de energia e internet no trecho entre as duas localidades. Em Itajuípe, Jerônimo alertou para a necessidade de ações de médio e longo prazo, diante de necessidades como habitação e reforço de encostas.
“Teremos que fazer contenção de encostas também. Eu já saio daqui com o compromisso de fazer um relatório técnico para as ações de médio prazo, mas, agora, estamos aqui com Bombeiros, Defesa Civil, com uma missão de não deixar esses municípios sozinhos”, sublinhou o governador.
Itajuípe tem 158 pessoas desalojadas, da sede e dos distritos de Nova Itajuípe e Ruinha de São Cristóvão. Outras 287 estão desabrigadas e foram acolhidas em alojamentos temporários. Em Ruinha de São Cristóvão, mais da metade de uma casa veio abaixo (foto) e o município decretou situação de emergência.
Em Aurelino Leal, foram registrados desabamentos de casas nos bairros ACM, Humberto Barbosa, João Longo e no distrito de Poço Central. Também com emergência decretada, a cidade conta 1.800 pessoas desalojadas e 4.600 afetadas pelos temporais. Em Ubatã são 257 desalojadas e 37 feridas em deslizamentos.
Os 14 municípios baianos que decretaram situação de emergência por conta da chuva são Jaguaquara, Maiquinique, Itajuípe, Floresta Azul, Coaraci, Aurelino Leal, Firmino Alves, Rio Real, Itororó, Itambé, Itapebi, Ubatã, Andorinha e São Domingos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário