MEDIÇÃO DE TERRA

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domingo, 22 de setembro de 2024

Livro “Inclusão socioeducacional” é um guia básico para a inclusão de pessoas com deficiências

 

Livro “Inclusão socioeducacional” é um

guia básico para a inclusão de pessoas com deficiências


Nova obra escrita pelo especialista em saúde mental e inclusão Wilson Candido Braga é indicada para profissionais da saúde e da educação e para catequistas

 

O livro Inclusão socioeducacional Conhecimento é o primeiro passo, publicado pela Paulinas Editora e escrito por Wilson Cândido Braga, é uma obra essencial para todos os profissionais que atuam nas áreas de educação, catequese e saúde. Este guia básico tem como objetivo oferecer orientações práticas e acessíveis para a promoção da inclusão de pessoas com deficiências, transtornos ou dificuldades variadas, sejam elas temporárias ou permanentes. Braga, especialista em saúde mental e inclusão, mostra como a educação e outras áreas de atuação podem adaptar seus métodos e abordagens para garantir que todos tenham acesso equitativo às oportunidades e serviços.

 

O autor dedica um capítulo significativo à apresentação das legislações que garantem os direitos das pessoas com deficiência. Ele detalha as normas e leis vigentes, proporcionando um panorama claro sobre os direitos e deveres relacionados à inclusão. Com essa base legal, o livro permite que os profissionais compreendam a importância das adaptações necessárias e se familiarizem com os requisitos legais que precisam ser atendidos em suas práticas diárias.

 

Outro aspecto crucial abordado na obra é a caracterização das ferramentas de acessibilidade. Braga apresenta uma gama de recursos e tecnologias que podem ser utilizados para facilitar a participação plena das pessoas com deficiência em diferentes contextos. Desde ajustes físicos nos ambientes até o uso de tecnologias assistivas, o livro oferece insights valiosos sobre como essas ferramentas podem ser implementadas para melhorar a acessibilidade.

 

A adequação curricular também é um ponto central do livro. Braga discute como os currículos educacionais podem e devem ser ajustados para atender às necessidades individuais dos alunos, garantindo que todos tenham a oportunidade de aprender e se desenvolver. Ele fornece sugestões práticas para ajustes curriculares e adaptações que podem ser feitas de forma a criar um ambiente de aprendizagem inclusivo e eficaz.

 

A visão de Braga sobre a inclusão é clara: a acessibilidade é um direito universal e uma responsabilidade compartilhada. O livro não apenas descreve os aspectos técnicos e legais da inclusão, mas também enfatiza a importância da atitude e do compromisso pessoal de cada indivíduo em promover um ambiente mais inclusivo. Ele busca inspirar os leitores a adotar uma postura proativa em relação às questões de acessibilidade e inclusão.

 

Inclusão socioeducacional Conhecimento é o primeiro passo é um convite à reflexão e à ação. Wilson Candido Braga deseja que o livro sirva como um catalisador para mudanças positivas, estimulando profissionais e a sociedade em geral a trabalhar juntos para garantir que todos, independentemente de suas condições, possam participar plenamente da vida em comunidade. Com uma abordagem prática e informativa, esta obra se torna uma leitura indispensável para quem busca construir um futuro mais inclusivo e acessível.

 

Outros livros do autor publicados pela Paulinas Editora:

 

 

Autismo: azul e de todas as cores O livro pretende esclarecer pais e profissionais da saúde e da educação acerca do Transtorno do Espectro Autista a partir da neurociência. O autor apresenta o percurso histórico dos estudos sobre o autismo, a incidência, os sinais de alerta, a caracterização e as estratégias de intervenção e descreve a desmodulação sensorial e os comportamentos estereotipados. A seguir, elucida mitos e verdades e conclui com orientações para familiares e educadores, de modo que possam oferecer melhor qualidade de vida às crianças com essa condição diagnóstica.

 

Deficiência intelectual e síndromes infantis As neurociências têm avançado no entendimento das deficiências intelectuais e síndromes que afetam a vida funcional das pessoas. É essencial compartilhar esses conhecimentos com famílias, cuidadores e profissionais de educação, saúde e assistência para promover qualidade de vida e inclusão desde a infância até a vida adulta. A publicação descreve transtornos do desenvolvimento intelectual e síndromes comuns na infância e na adolescência, com enfoque em atendimento especializado e multidisciplinar. O livro detalha conceitos do DSM-5, diferenças entre deficiência intelectual e transtornos específicos de aprendizagem, e explora síndromes como a de Down, as associadas ao Zika vírus, e o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), além de outras síndromes menos comuns.

 

Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) O Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) tem se tornado cada vez mais comum, representando um desafio para famílias e instituições educacionais. Este transtorno neurobiológico resulta de alterações na região frontal do cérebro, afetando a inibição do comportamento, a atenção, a memória, o autocontrole, a organização e o planejamento. O livro oferece informações e dicas práticas para pais e professores sobre a identificação precoce e intervenções eficazes, visando melhorar o desempenho acadêmico e o bem-estar emocional das crianças com TDAH.

 

Os livros estão disponíveis nas Paulinas Livrarias, no site paulinas.com.br e pelo 0800 70 100 81.

 

 

Sobre o autor: Wilson Candido Braga é graduado em Terapia Ocupacional, Biologia e Pedagogia. Especialista em Saúde Mental, Atendimento Educacional Especializado – AEE, Psicopedagogia Clínica e Institucional, Neuropsicopedagogia, Docência do Ensino Superior, Gestão de Programas de Saúde da Família, Ludopedagogia e Educação Infantil, Ciências da Educação, Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade – TDAH, Transtornos Globais do Desenvolvimento – TGD/Autismo, Ensino Estruturado para Alunos com TEA, Comunicação Alternativa e Educação Especial e Intervenção ABA para Autismo e Deficiência Intelectual. Possui mestrado em Psicologia Infantil e Adolescente, em Ciências da Educação e em Educação Especial.

 

 

Sobre Paulinas:

Referência de qualidade, ética e respeito pela diversidade cultural, Paulinas Editora está presente no Brasil desde 1931 e, ao longo de sua trajetória, vem sendo reconhecida por sua atuação com inúmeras premiações, com destaque para oito Prêmios Jabuti – o mais importante prêmio literário do País, conferido pela Câmara Brasileira do Livro –, e com participação em feiras literárias internacionais. Assume como valores em sua ação: Alegria em servir; Amor à missão; Colaboração e criatividade; Comunhão e participação; Espiritualidade; Harmonia e beleza; Ética e responsabilidade social.

 

 

Para mais informações e entrevistas com o autor, entre em contato conosco: Marco ASA | Tel.: (11) 5081-9333 | WhatsApp: (11) 96585-1710 | imprensa@paulinas.com.br

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