Entre
leitores em geral, a preferência pelo papel ainda é incontestável.
Contudo, os e-books têm ganhado espaço e sinalizam um futuro de atuação
mais abrangente para o mercado literário: já representam 8% do segmento,
segundo a Pesquisa Conteúdo Digital do Setor Editorial Brasileiro, da
Câmara Brasileira do Livro (CBL) e Sindicato Nacional dos Editores de
Livros (SNEL). Mas este não é um cenário pontual. Há cinco anos, desde
que a pesquisa deu início à apuração, o avanço é contínuo, representando
158% de crescimento real.
Além
dos investidores, os escritores também estão de olho nessa mudança de
comportamento. A mineira Bianca Pontes, por exemplo, abriu mão de
publicar com uma editora tradicional para se lançar no Kindle Direct
Publish (KDP), a plataforma de autopublicação da Amazon, hoje referência
global no comércio de e-books.
“Lancei
meu romance de estreia na Amazon e, em poucos dias, já alcancei
leitores de todo o país. Os filtros dentro do site facilitam que a obra
seja encontrada por leitores que apreciam o gênero”, comenta a autora de
Értom, romance insólito sobre uma mulher que prevê mortes.
A
escritora Monique de Magalhães fez o mesmo e disponibilizou seus dois
livros em formato e-book, na Amazon. Segundo ela, aproveitar o espaço de
um mercado promissor, mas ainda pequeno, é uma grande oportunidade na
divulgação da sua literatura.
“O
mundo está em constante mudança, mas a maioria das pessoas nota apenas
quando elas já estão consolidadas. Nessas circunstâncias, publicar Tempo
de Isolamento, um livro construído a partir de registros diários no
contexto perturbador da pandemia de Covid-19, foi um respiro de
confiança no futuro promissor do qual todos duvidamos em um passado
muito recente”, comenta Monique, que também é autora de Linha da Vida: A
costura dos nós.
Gigantes têm investido pesado
Assim
como Bianca Pontes e Monique de Magalhães, milhares de outros autores
optaram por publicar suas obras em formato ebook, na Amazon. Isso não
acontece por acaso, é claro: a gigante do varejo tem protagonizado
esforços no fomento ao consumo da literatura por meios digitais. Para
além de investir em um ecossistema de e-books, que vai da plataforma de
autopublicação até a popularização do Kindle, seu consagrado dispositivo
de leitura, a companhia ainda aposta no Audible, plataforma de
audiobooks recém-chegada ao Brasil.
Outra
empresa destacada no segmento é a Skeelo, muito popular entre ouvintes
de audiobooks, que também comercializa e-books das maiores editoras do
país.
Números do “Encha seu Kindle” reforçam potencial do setor
Com
o apoio da Amazon, o “Encha seu Kindle” é um dia em que incontáveis
e-books ficam disponíveis para download gratuitamente ou a preços
simbólicos. Na edição deste ano, que aconteceu em 24 de agosto, o número
de obras disponíveis superou a marca de 7 mil e-books.
Vencedor
do Prêmio Geek de Literatura (Amazon) e do Prêmio Conceição Evaristo de
Literatura Afrofuturista (Fundação Palmares & Ministério da
Cultura), o escritor Emanoel Ferreira comenta sobre o sucesso de A Polícia Secreta para Crimes Mágicos durante o Encha Seu Kindle 2024.
“A
versão e-book foi baixada por 15 mil novos leitores em apenas 24 horas.
Um número, sem dúvida, extraordinário”, comemora o autor. “Claro, a
chancela de um prêmio literário e as muitas avaliações positivas
cadastradas na página de venda da Amazon ajudam bastante, mas não posso
dizer que esperava tanto.”
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