MEDIÇÃO DE TERRA

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sexta-feira, 2 de dezembro de 2022

Farmacêutica Lupin/MedQuímica anuncia aquisição de nove marcas da Bausch Health Brasil

Larissa Haddock Lobo

Agência A+

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Farmacêutica Lupin/MedQuímica anuncia aquisição de nove marcas da Bausch Health Brasil

Com 5º maior crescimento na indústria farmacêutica, segundo IQVIA, a compra irá aumentar em 10% a receita da empresa



A companhia pretende atingir 600 milhões de reais em vendas com 20% de lucro em até quatro anos

O segmento farmacêutico varejista prevê para 2022 um crescimento de 12,8%. Já para o ano que vem a expectativa é de 12,41% de aumento, de acordo com a Sindusfarma. A previsão do mercado aquecido é confirmada pela farmacêutica Lupin/MedQuímica, que atua há quase 50 anos no Brasil, e anunciou hoje o fechamento de um acordo com a BL Indústria Ótica Ltda., uma subsidiária da Bausch Health Companies Inc., para adquirir todos os direitos no Brasil de nove medicamentos estabelecidos, um dos maiores fornecedores mundiais de produtos para a saúde dos olhos.

A operação irá gerar de imediato um incremento de 10% na receita da Lupin/MedQuímica. “A Lupin, que detém o selo de qualidade da Agência Reguladora dos Estados Unidos (FDA), volta a investir no Brasil, após cinco anos, e dobra aposta no futuro para o mercado brasileiro com essa aquisição. Este é somente o início de um novo capítulo da companhia no País. Hoje, a Lupin é um dos maiores fabricantes de medicamentos dos Estados Unidos. Com essa aquisição, a MedQuímica, que foi adquiria pelo grupo em 2015, reforça sua estratégia de crescimento no país”, revela o CEO da filial do Brasil, Alexandre França.

A transação inclui medicamentos de marca para o Sistema Nervoso Central (Limbitrol™, Melleril™, Dalmadorm™), tratamentos oncológicos tópicos essenciais (Bacrocin™, Glyquin™, Solaquin™, Oxipelle™ e Efurix™) e medicamentos para o tratamento da doença de Wilson (Cuprimine™). A decisão reforça o propósito da farmacêutica de levar cuidado e saúde para todos. Segundo, França, a estratégia foi pensada em valorizar o portfólio e potencializar o crescimento.

“Os produtos adquiridos bem estabelecidos e conhecidos pela comunidade médica no Brasil, com muitos anos de mercado. Isso significa confiança e segurança para os médicos. A Lupin/MedQuímica é reconhecida como uma das maiores empresas de medicamentos genéricos no Brasil, com uma carteira de medicamentos de venda livre ("OTC") em rápido crescimento. Esta transação melhora a nossa oferta no Brasil e promove uma nova presença no segmento de prescrição, que esperamos que venha acelerar o nosso crescimento.

A iniciativa da compra foi motivada pela sede brasileira e apoiada pela matriz da Lupin, que fez a injeção do capital. A previsão é que a venda se concretize a partir de janeiro, e a única mudança nos medicamentos será a embalagem, a médio prazo.

 

CENÁRIO FINANCEIRO

A Lupin/MedQuímica tem hoje o 5º maior crescimento comparado aos 30 maiores laboratórios farmacêuticos no Brasil (Jan.-Jul./2022 X Jan.-Jul./2023 (%)). Como meta a companhia pretende atingir 600 milhões de reais em vendas com 20% de lucro em até quatro anos. Atém de ter um portfólio completo de medicamentos OTC, genéricos, BGx e Rx.

A companhia está entre as 20 maiores empresas farmacêuticas do Brasil em unidades vendidas, de acordo com o ranking divulgado pela IQVIA. Hoje produz uma extensa linha de medicamentos sólidos e líquidos distribuídos em cinco categorias: MIP (Medicamentos Isentos de Prescrição), Genéricos de Marca, Hospitalar, Genéricos e Suplemento Alimentar.

Ao todo possui um portfólio diversificado e quantitativo com cerca de 42 produtos e 77 SKUs, marcando presença em todo território nacional. Alguns deles são destaque em seus mercados de atuação, ocupando as primeiras colocações de medicamentos mais vendidos, demonstrando a preferência pelo consumidor, como Dipimed, Nifedipress, Gripinew e Gastrogel.

Até setembro deste ano a farmacêutica alcançou 80% das metas corporativas, as vendas liquidas tiveram crescimento de 17,2% comparado ao ano passado. O custo do produto sobre as vendas foi de 66,4%.

A Lupin/MedQuímica completa o painel das grandes indústrias no BCO Farma (Benchmarking Competitividade Operacional) com a melhor competitividade operacional. Hoje seus medicamentos estão presentes em todas as maiores redes de farmácia do Brasil, cenário diferente de seis meses atrás.

DE JUIZ DE FORA-MG PARA O MUNDO

Em 2015 a MedQuímica tornou-se parte do Grupo Lupin, companhia global do segmento farmacêutico, quinta maior empresa de genéricos nos Estados Unidos e oitava no mundo. A Lupin foi fundada na Índia há quase 50 anos com a missão de produzir medicamentos da mais alta prioridade social, como remédios contra tuberculose e antibióticos especiais. A sede da empresa fica em Munbai, estando presente também na Rússia, Japão, Estados Unidos, México e Brasil.

A farmacêutica tem seus produtos comercializados via parceiros locais em mais de 200 países em todo o mundo e é referência em Pesquisa e Desenvolvimento. Desenvolve soluções que visam trazer para o mercado medicamentos acessíveis e de qualidade, a fim de responder a necessidades não satisfeitas dos pacientes.

À frente da empresa global está a CEO Vinita Gupta, filha mais velha do empresário Desh Bandhu Gupta, que fundou a Lupin em 1968. Ela juntou-se à empresa em 1997 e tem sido fundamental na formação e execução da estratégia de crescimento que resultou no posicionamento da Lupin no cenário farmacêutico mundial.

“A Lupin é uma empresa diversa e competitiva, que ocupa as primeiras posições como farmacêuticas indianas em vendas. Investimos mais de 8,5% do faturamento em novas pesquisas e no desenvolvimento de produtos”, afirma o CEO da empresa no Brasil Alexandre França.

COMPETITIVIDADE ALIADA À INOVAÇÃO

Mensalmente são produzidos pela MedQuímica 7,5 milhões de frascos de medicamentos líquidos e 250 milhões de comprimidos. O investimento na categoria de genéricos segue em expansão, ocupando as primeiras posições em unidades vendidas no brasil. Este é um dos mercados que mais cresceram nos últimos anos no Brasil e já proporcionou uma economia de mais de R$ 150 bilhões em gastos com medicamentos pela sociedade.

A sede fabril da farmacêutica no Brasil fica no Distrito Industrial de Juiz de Fora, Minas Gerais, com escritório em São Paulo. São mais de 500 colaboradores contratados.

Segundo o CEO da Lupin/MedQuímica, Alexandre França, a empresa é uma das indústrias farmacêuticas de maior destaque do Brasil, pois alia excelência tecnológica e humana. “Trabalhamos sem medir esforços para produzir medicamentos que são sinônimos de qualidade, confiança e segurança em todo o país.”

França tem um vasto currículo no segmento farmacêutico, com experiência reconhecida no mercado. Na Lupin/MedQuímica exerce uma atuação ativa junto aos colaboradores e agrega uma visão moderna de diversidade e responsabilidade social. “Levar saúde e cuidado para todos é o compromisso principal com nosso público interno e externo.”

RESPONSABILIDADE SOCIAL E DIVERSIDADE

A agenda de responsabilidade social e diversidade da Lupin/MedQuímica é prioridade e ganhou mais foco com a visão humanizada do novo CEO, Alexandre França, que busca trazer esse pilar para o dia a dia dos colaboradores.

O executivo reforça a importância de ter obrigatoriamente políticas de inclusões nas empresas: “Que a empresa deve ter uma política de inclusão de gênero e raça, deve. Se eu tenho 60% de homens e 40% de mulheres, eu preciso equilibrar isso”.

França é veemente quando fala sobre responsabilidade social. “Eu acho que a empresa não tem que ter responsabilidade social. Ela tem que ter obrigatoriedade social. Isso não pode ser um favor para a sociedade e sim uma obrigação. Não é mais aceitável sob minha ótica uma empresa não tomar partido. Exemplo: ‘briga de marido e mulher não se mete a colher’, se mete sim. Se eu tenho um colaborador que tem um caso desse, eu preciso me manifestar”, ressalta.

Ele ainda reforça: “Não basta eu dizer que a Lupin/MedQuímica não é racista, é preciso dizer que nós somos antirracistas”. O CEO completa: “A mesma coisa vale quando envolve ESG. Não poluir um rio não me faz melhor, me faz normal. Buscar fontes alternativas de energias não me faz inovador, me faz correto. Se eu tenho a minha fábrica em uma zona carente de infraestrutura e oferta, eu preciso ver como eu posso ajudar, afinal, fazemos parte desta comunidade”, afirma França.

A farmacêutica apoia constantemente ações e iniciativas diversas em prol de uma vida saudável e com saúde para toda a sociedade, como por exemplo: para celebrar o Dia Nacional da Saúde, em agosto, a empresa realizou uma série de atividades sociais gratuitas para a população da Zona Norte de Juiz de Fora, no evento Saúde em Movimento.

Outra iniciativa realizada pela Lupin/MedQuímica foi a participação na ação social McDia Feliz, promovida pelo Instituto Ronald, que ajuda no combate ao câncer infantojuvenil. A empresa distribuiu mais de 500 tickets do lanche para todos os funcionários, reforçando o viés voluntário e colaborativo.

No Outubro Rosa, a farmacêutica apoiou a 9ª corrida solidária do Hospital ASCOMCER, que voltou as ruas de Juiz de Fora após dois anos, devido a pandemia. O evento busca conscientizar a população sobre o câncer de mama.

O CEO da Lupin/MedQuímica explica que as empresas hoje precisam estar muito atentas ao seu colaborador de forma 360. Exemplificando com o caso do burnout, situação que acomete cada vez mais pessoas no mundo corporativo.

“Essas três áreas, no passado, eram responsabilidade apenas do indivíduo. Não é à toa que hoje temos exercícios laborais nas empresas. Sobre a saúde mental, a Lupin/MedQuímica oferece suporte psicológico para os colaboradores, principalmente nesse momento de pós-pandemia. E a saúde da alma também, mesmo sendo mais intimista. Então o papel da empresa é muito mais dar o conforto e a liberdade para que cada um exerça a religiosidade e espiritualidade que decidir.”

NOVA MARCA

A chegada do Alexandre França como CEO há quase dois anos na empresa marcou não só a transformação de gestão da companhia, mas a parte visual, com lançamento em outubro de uma nova marca. O rebranding vem ao encontro da necessidade de atualização da identidade e padronização da comunicação da companhia que é utilizada para com a sociedade, colaboradores e parceiros.

O Diretor Comercial e de Marketing da empresa, Massillon Araujo, explica que esta nova marca não foi pensada priorizando o mercado. “Primeiramente, ela busca atender as expectativas de quem faz a Lupin/MedQuímica. O capital humano é o ativo mais importante da indústria farmacêutica. Por isso a nossa comunicação com os colaboradores é prioridade. Precisamos gerar um sentimento de pertencimento em todos que trabalham na empresa. Este é um dos nossos propósitos. Engajar quem faz tudo isso acontecer. Por trás de toda inovação e tecnologia, existem pessoas. Queremos enaltecer a diversidade, a brasilidade e a humanização da companhia. Para isso, novos códigos visuais são uma ferramenta importante para a percepção de algo que evoluiu, com uma nova proposta e posicionamento.”



O novo logotipo confere um aspecto moderno e clean, para uma mensagem simples e direta, com o objetivo de renovar a companhia e torná-la cada vez mais acessível e conhecida por todos. Para a construção do símbolo, os elementos que fazem parte do cotidiano da empresa formam o coração, que é a representação direta do conceito de saúde e cuidado. Além disso também é possível enxergar a letra “M”, no símbolo, fortalecendo ainda mais o conceito da marca.

 

Sobre a Lupin/Medquímica

 

A MedQuímica Indústria Farmacêutica, com fábrica sediada no Distrito Industrial de Juiz de Fora, possui 47 anos de atuação. Em 2015 tornou-se parte do Grupo Lupin, companhia global do segmento farmacêutico, quinta maior empresa de genéricos nos Estados Unidos em prescrições e oitava maior empresa de genéricos do mundo. No Brasil, a Lupin/Medquímica desenvolve uma extensa linha de medicamentos sólidos e líquidos classificados em cinco linhas: MIP (Medicamentos Isentos de Prescrição), Genéricos de Marca, Hospitalar, Genéricos e Suplemento Alimentar. Certificada pela Anvisa com o Certificado de Boas Práticas de Fabricação (CBPF) e presente em todo território nacional, a empresa amplia a cada dia sua participação no mercado brasileiro de medicamentos. https://medquimica.ind.br/

 

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