Com
o passar dos últimos anos, diversas profissões obtiveram uma crescente
significativa em relação à mão de obra e serviços disponibilizados para
os consumidores brasileiros e em todo o mundo. Um desses exemplos está
direcionado ao tatuador, que mesmo diante da pandemia da Covid-19, registrou uma crescente de profissionais no mercado. É o que afirma uma pesquisa divulgada pela IBIS World, onde aponta que a indústria global de tatuagem cresceu cerca de 23.2% em 2021.
No
entanto, essa crescente pode estar relacionada também a busca da
capacitação e preparação desses profissionais que optam cada vez mais
por abrir o seu próprio negócio.
De
acordo com os dados obtidos a partir de uma análise do Sebrae sobre os
números do Cadastro Nacional de Atividades Econômicas (CNAE), cerca de 98% dos tatuadores e
profissionais de body piercing que pretendem ter seu próprio estúdio
têm procurado a formalização do ofício por meio da figura jurídica do
Microempreendedor Individual (MEI).
Ainda
segundo os dados, a taxa de participação de microempreendedores
individuais encontra-se em torno de 68%, considerando a média dos
diversos segmentos econômicos.
Para
que essa profissionalização possa acontecer, por muitas vezes é
necessário um acompanhamento de profissionais que já atuam a muito tempo
na área e usam do seu conhecimento para ensinar e orientar os mais
novos tatuadores.
Um exemplo disso é a mentoria do “Tuzinho Tattoo”, realizada por um dos mais renomados tatuadores do país, o Anderson Ferreira,
que ambos são sócios da empresa responsável pelas mentorias, que
durante os últimos anos já formou e auxiliou diversos profissionais no
Brasil.
“A
mentoria é um acompanhamento, que auxilia e ajuda os novos e até os
mais antigos tatuadores no país. O que fazemos hoje é uma coisa
revolucionária no mercado, atualmente não existe nada igual no mundo
tatuagem. Ou seja, proporcionamos para o nosso consumidor algo que vai
além daquele momento de fala, porque a partir do momento que ele adquire
o nosso serviço, ele terá contato direto com a gente através do
WhatsApp, ele vai fazer exercícios, ele vai fazer workshops, tem uma
série de coisas pra ele fazer que irá orientá-lo em todos os momentos da
sua carreira”, disse Anderson.
Ainda
segundo o mentor, esse tipo de serviço só garante ao tatuador uma série
de benefícios que irá agregar cada vez mais na qualidade do seu
trabalho. Porque além do aprendizado a mentoria permite ao profissional
“uma ajuda na independência financeira do tatuador, através disso será
possível poder construir uma história, e o nome com credibilidade e
referência no mercado”, complementou o mentor.
Vale
ressaltar que o aumento desses profissionais que optaram por abrir o
seu próprio negócio está cada vez mais presente em quase todos os
territórios brasileiro, isso porque ainda segundo os dados do Sebrae, a
abertura de pequenos negócios do ramo de tatuagem e body piercing
concentram-se nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.
Em São Paulo, o número de novos MEI cresceu
46%, passando de 405 para 592, no período mencionado. No entanto, em
outros estados foi possível verificar aumentos ainda mais expressivos,
como Santa Catarina, com crescimento de 150%; Distrito Federal, com
111%; Bahia, com 93% e Minas Gerais, com 87%.
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