MEDIÇÃO DE TERRA

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sábado, 5 de novembro de 2022

Mercedes amplia linha de elétricos com os SUVs EQA e EQB, além do cupê EQE


Marcelo Jabulas
@mjabulas
HOJE EM DIA
 (Marcelo Jabulas)

(Marcelo Jabulas)

SÃO PAULO (SP) - Demorou, mas a Mercedes-Benz completou sua gama de elétricos no mercado brasileiro. Desde o anúncio do SUV EQC, no Salão do Automóvel de 2018, a marca vem conduzindo essa estratégia com "pilha fraca". Mas agora resolveu recarregar as baterias e lançou de uma vez só três modelos: EQA, EQB e EQE.

O trio se junta aos modelos EQC e EQS, que já eram oferecidos de forma muito discreta por aqui. E com o quinto eletrificado, ela passa a preencher um faixa entre R$ 480 mil e R$ 1,4 milhão. Uma faixa estelar, no sentido literal da palavra, para a maioria da população, mas que está dentro do nicho de mercado da marca.


EQA 250

O modelo elétrico de entrada da Mercedes é o EQA 250, oferecido por R$ 480.900. Esse SUV compacto é a versão a bateria do GLA. Tem o mesmo formato de carroceria, mas se difere pela identidade visual da família EQ, com grade coberta e estilo do conjunto ótico marcado pela assinatura em LED superior.

O jipinho é equipado com motor de 190 cv e 37,5 kgfm de torque, com tração dianteira. O modelo é equipado com baterias de 66 kWh, que garantem autonomia de 496 km. 

O SUV conta com assistentes de condução em padrão SAE 2, que oferecem maior precisão que os dispositivos de geração passada. O conjunto de motor e de equipamentos é o mesmo oferecido no EQB 250.

Esse por sua vez é o GLB elétrico. Com preço de R$ 502.900, o SUV é a opção de sete lugares da marca. No entanto, por ser um pouco mais pesado, sua autonomia cai para baixo dos 480 km.

EQE 300

Já o EQE 300 chega para ser o cupê quatro portas elétrico da Estrela das Três Pontas. Ele é muito parecido com o topo de linha de EQS, e para distinguí-los lado a lado é preciso um esforço para encontrar os detalhes.

Com preço sugerido de R$ 709.900, esse Mercedes elétrico impressiona pelo nível de acabamento. Ele utiliza couro em praticamente todo o carro, tapeçaria de alto padrão e até mesmo madeira no painel. 

Ele é equipado com motor de montagem traseira de 245 cv e 55 kgfm de torque, que garatem aceleração instantânea. Como todo bom Mercedes, a tração é traseira. 

Já suas baterias de 89 kWh oferecem autonomia de 645 km. Números que fazem desse carro o modelo de maior alcance da marca e também do mercado.

Além do acabamento impecável, o EQE ainda conta com sistema ADAS aprimorado. Ele é capaz de monitorar tudo que acontece no entorno do veículo, com memória dos últimos três minutos. Assim, ele reconhece outros carros em movimento e alerta o motorista e passageiros sobre a segurança do desembarque. Coisa de filme.

 

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