Contas pagas em dia podem ajudar clientes a ter mais crédito na praça
São Paulo, 3 de novembro de 2022–
A EDP, distribuidora de energia elétrica dos Estados de São Paulo e
Espírito Santo, é a primeira empresa do setor elétrico do país a inserir
os nomes dos clientes no Cadastro Positivo. Com a iniciativa pioneira,
21,5% dos clientes da concessionária que ainda não integravam esse
cadastro passaram a ser visíveis no mercado de crédito. Esses clientes
não constavam nas bases de dados enviadas anteriormente pelas
instituições financeiras nacionais, fontes da primeira onda do Cadastro
Positivo.
Essa
inclusão no Cadastro Positivo permite que os clientes adimplentes
tenham novas possibilidades de compras e sejam vistos pelo sistema de
crédito do país. A EDP está em conformidade com a Lei do Cadastro
Positivo e compartilha com os birôs de crédito o histórico de pagamento
dos clientes.
Para
Wagner Ferreira, Diretor Institucional e Jurídico da Associação
Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee), a inclusão
desses consumidores no sistema de crédito a partir do cadastro positivo
beneficia toda a sociedade e gera prosperidade para a vida das pessoas e
negócios, favorecendo principalmente a população que não está no olhar
das instituições de crédito do país. O consumidor de energia passa a ter
um vínculo fundamental da sua cidadania a partir da sua relação com a
distribuidora de energia. O protagonismo da EDP no setor elétrico para
atendimento do cadastro positivo é a certeza de que milhares de
consumidores passarão a ter mais um motivo para ter uma relação virtuosa
com a sua distribuidora.
A
Associação Nacional dos Bureaus de Crédito (ANBC), entidade que
representa os gestores do banco de dados do Cadastro Positivo, destaca o
pioneirismo da EDP como fonte do Cadastro Positivo no setor de energia e
sua função social de inclusão financeira.
O que é o Cadastro Positivo?
É
a base de dados com informações relativas a crédito e obrigações
financeiras quitadas ou em andamento, por pessoas físicas e jurídicas.
Foi instituído por lei federal em 2011 e sofreu algumas alterações em
2019, tornando a inserção automática dos clientes adimplentes no
Cadastro Positivo.
Para que serve o Cadastro Positivo?
Esse
cadastro reúne o histórico de crédito do consumidor e de empresas como
financiamentos, cartões de crédito, empréstimos em bancos, comércio ou
contas de telefone, luz e água. O Cadastro Positivo permite que o
consumidor seja identificado como bom pagador - mesmo que ele não tenha
renda comprovada - e consiga a possibilidade de novos créditos com
menores juros nos empréstimos e financiamentos. Funciona desta forma: as
empresas podem oferecer menos juros aos consumidores que pagam
pontualmente suas contas.
Desde
julho de 2019, o modelo de adesão automática ao Cadastro Positivo
favorece 22,1 milhões de pessoas. Esse número tende a aumentar com a
entrada dos setores de energia, saneamento e gás.
Sobre a EDP no Brasil
Presente
há mais de 25 anos no país, a EDP é uma das maiores empresas privadas
do setor elétrico a operar em toda a cadeia de valor. Com mais de 10 mil
colaboradores diretos e terceirizados, a Companhia tem negócios em
Geração, Transmissão, e Soluções em Serviços de Energia voltados ao
mercado B2B, como geração solar, mobilidade elétrica e mercado livre de
energia. Em Distribuição, atende cerca de 3,6 milhões de clientes em São
Paulo e no Espírito Santo, além de ser a principal acionista da Celesc,
em Santa Catarina. Em 2021 foi eleita pelo segundo ano consecutivo a
empresa mais inovadora do setor elétrico pelo ranking Valor Inovação, do
jornal Valor Econômico, e é referência em ESG, ocupando o primeiro
lugar do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da B3, no qual
figura há 16 anos.
Sobre a ANBC
A
Associação Nacional dos Bureaus de Crédito (ANBC) é uma associação sem
fins lucrativos, que tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento
sustentável do crédito no Brasil. A ANBC congrega os birôs de proteção
ao crédito que atuam no país e é uma das entidades fundadoras do Fórum
Empresarial LGPD. Também é membro de associações internacionais para
promover as melhores práticas do setor como a Associação de Fornecedores
de Informação de Crédito ao Consumidor (ACCIS), que reúne 39 birôs de
crédito do mundo, e a Associação Latino-Americana de Birôs de Crédito
(ALACRED), é membro ainda do Fórum Permanente das Microempresas e
Empresas de Pequeno Porte do Ministério da Economia (FPMPEs).
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